


Castro – Os 54 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Prefeitura de Castro participaram de um treinamento voltado para intensificar o combate à dengue no município. Realizado pelo Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, a qualificação abordou procedimentos adequados durante as visitas de combate ao mosquito. “Essa ação das visitas é essencial para a prevenção e o controle de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya”, destaca Matilvani Moreira, secretário da pasta. O objetivo do treinamento, além de promover a integração dos funcionários, foi capacitar os agentes para identificar focos de mosquitos e implementar medidas eficazes de combate.
Somente neste ano, entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro, já foram notificados 63 casos de dengue em Castro, segundo a última atualização feita pelo Setor de Vigilância. No período, três casos foram confirmados, sendo que dois deles são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Atualmente, 38 casos estão em investigação.
“Estamos em alerta, pois com toda a chuva dos últimos meses, existe uma expectativa muito negativa de aumento no número de casos em toda a nossa região. Por isso, estamos reforçando as medidas de prevenção e pedindo a colaboração da comunidade para que intensifique a fiscalização dos possíveis focos dentro de suas casas e terrenos”, enfatiza o secretário.
Informações/PáginaUm