

Castro – A Guarda Municipal atendeu 1.343 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2025. Isso representa mais do que o dobro do número de situações registradas no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 643 atendimentos. O aumento de aproximadamente 110% nos chamados reflete, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Fábio Pinheiro do Prado, a maior eficiência da GM e a crescente credibilidade da população em relação à instituição. “As pessoas têm nos procurado porque acreditam no serviço prestado, isso demonstra a confiança da população na Guarda Municipal”, destaca Pinheiro.
Apesar de celebrar a confiança da população, Pinheiro observa que o aumento nas atendimentos acaba sobrecarregando a equipe. “Embora o número de atendimentos tenha crescido, o efetivo de guardas permanece o mesmo, pois os novos agentes contratados ainda estão em treinamento. Portanto, é necessário que a população tenha um pouco de paciência, pois logo a situação será normalizada”, afirma.
Entre as principais ocorrências atendidas estão a perturbação de sossego, com 233 atendimentos; seguido de patrulhamento preventivo, incluindo abordagens e operações, com 172; e a prestação de apoio a outros órgãos, como a Polícia Militar, Bombeiros, Samu e Conselho Tutelar, com 69.
O comandante da GM, Luciano Fidelis, informa que, para acionar a Guarda, o cidadão deve ligar para 153 ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp (42) 2122-5076. Ele ressalta que, em casos de urgência e emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 153, deixando o WhatsApp apenas para denúncias e situações não urgentes.
Novos agentes
A Prefeitura de Castro contratou 18 novos Guardas Municipais aprovados em concurso público neste ano. O objetivo é aumentar o efetivo e melhorar o atendimento à população. Desde sua criação, a GM contava com 20 guardas, e com as novas contratações, o efetivo praticamente dobrará. No entanto, os novos agentes estão em treinamento e devem concluir a formação no final de outubro, com a aula inaugural do curso de capacitação marcada para esta quinta-feira (15).
Informações/PáginaUm