
Emerson Teixeira
Castro – A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG), vinculada ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, realizou na noite de sábado (15) a solenidade de posse da nova diretoria para a gestão 2025/2026. O evento, na cobertura do Hotel Buganville, reuniu empresárias, lideranças locais e representantes do setor do comércio.
Além da posse, a cerimônia foi marcada pela entrega do Prêmio Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Castro à empresária Joelma Azevedo, proprietária da Loja Lorena, em reconhecimento à sua trajetória no comércio local e contribuição para o empreendedorismo feminino no município. A homenageada também será agraciada durante evento estadual da CMEG, em 15 de março de 2025, em Foz do Iguaçu.
A CMEG foi criada em 2006 para fortalecer o papel da mulher nos setores de bens, serviços e turismo, que, segundo dados da Fecomércio, já representam cerca de 40% das empresas no estado. Com 22 unidades espalhadas pelo Paraná, a câmara busca estimular o associativismo e desenvolver políticas públicas e privadas voltadas às mulheres empresárias.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e atual secretário municipal de Indústria e Turismo de Castro, Kasciano Roberto Morais, representou na solenidade o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darcy Piana. “É uma honra representar a Fecomércio e testemunhar esse associativismo tão forte nas mãos de mulheres corajosas e empreendedoras. Parabenizo a Cláudia, que lidera todas as Câmaras da Mulher no estado, e desejo sucesso à nova presidente, Ana Maria Prestes. Homenageamos também Joelma Azevedo, cujo caminho de superação e dedicação ao empreendedorismo inspira toda a comunidade”, declarou.
A advogada Bianca Regina Rodrigues da Silva Mariano, futura secretária da Mulher e da Inclusão, destacou que o protagonismo e a união das mulheres são reflexos do trabalho de uma Câmara como a de Castro. “A união e o protagonismo das mulheres são resultados do empenho em promover o empreendedorismo e a liderança feminina. Hoje celebramos a força e a resiliência das mulheres, confirmando um legado que abriu caminho para estarmos aqui. Destaco a empresária Joelma Azevedo, exemplo de superação e inspiração. Em Castro, iniciaremos uma gestão com propósito, atenta às reais necessidades das mulheres. A criação da Secretaria da Mulher e da Inclusão é um passo essencial para ampliar direitos e garantir suporte eficaz. Estamos prontos para fazer a diferença”.
Compromisso
Reconduzida ao cargo, a nova presidente, Ana Maria Prestes, expressou sua gratidão e compromisso com a CMEG. “A Câmara da Mulher é hoje referência em muitos estados, e isso só é possível graças ao empenho das nossas filiadas e da nossa diretoria. Tivemos um aumento significativo no número de afiliadas, passando de 50 para quase 200 empresárias em dois anos. Isso é reflexo da nossa atuação e da necessidade de fortalecer ainda mais o apoio às mulheres no mercado de trabalho. Seguiremos incentivando a capacitação, promovendo o voluntariado e garantindo que nossas empresárias tenham mais oportunidades”, destacou.
A coordenadora estadual da CMEG, Cláudia Colpi, também reforçou a importância do trabalho associativo e a parceria com Fecomércio, Sesc e Senac. “A Câmara da Mulher é uma iniciativa consolidada e continua crescendo, garantindo que o empreendedorismo feminino tenha cada vez mais força no estado. A nova gestão tem um grande desafio pela frente, mas também conta com um caminho trilhado repleto de conquistas”.
Representando o prefeito Reinaldo Cardoso, o vice-prefeito, Régis Moreno, ressaltou a força do comércio local e a relevância do associativismo. “As mulheres são verdadeiros motores do nosso comércio e da sociedade. A Câmara da Mulher Empreendedora dignifica Castro e fortalece nossa cidade no contexto estadual. A história da Joelma é um exemplo de resiliência e sucesso, inspirando muitas outras mulheres a empreenderem”.
Homenagem emocionante
Joelma Azevedo, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem e compartilhou sua trajetória no comércio. “Comecei a trabalhar aos 13 anos e desde então, o amor pelo empreendedorismo tem guiado minha vida. Acredito que o sucesso vem da dedicação, da capacidade de aprender e de aproveitar cada oportunidade. Essa homenagem é também um reconhecimento a todas as mulheres que, assim como eu, enfrentam desafios diários para manter seus negócios e gerar emprego e renda”.
Informações/PáginaUm