Capital do Vinho do Paraná, Bituruna é destaque em roteiro nacional de enoturismo

Capital do Vinho do Paraná, Bituruna é destaque em roteiro nacional de enoturismo

14390453807
qua, 19/02/2025 – 12:30

O município conta com grande influência de sua colonização de origem italiana e gaúcha, o que refletiu ao longo dos anos em um grande desenvolvimento do cultivo da uva, usada na produção do vinho, mas também em sua gastronomia, turismo e como fonte de renda de muitos produtores locais.

O Paraná é palco, ao longo desta semana, de uma Press Trip Nacional – quando comunicadores, como influenciadores e jornalistas, são convidados para conhecer um destino turístico e divulgá-lo. Promovida pelo Sebrae Nacional em parceria com outras organizações, ela tem como foco a valorização das vitivinícolas e locais de enoturismo, segmento turístico que envolve o plantio, produção e degustação de vinhos.

Por conta de suas fortes raízes ligadas à produção da bebida, além da presença de roteiros e locais com grande apelo turístico, abertos para visitação, o município de Bituruna, no Sul do Paraná, foi escolhido como pano de fundo para esta edição da iniciativa.

A ação começou na segunda (17) e segue até sexta-feira (21), com visitas técnicas, degustações e experiências envolvendo o enoturismo estadual. Todo o roteiro da semana conta com acompanhamento do Viaje Paraná – órgão de promoção do Estado vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

Os participantes já visitaram locais como a Vinícola Sanber, onde houve degustações e harmonizações dos vinhos da cidade e de queijos do Sudoeste paranaense.

Outras experiências foram um passeio de trator em meio aos parreirais e um city tour por Bituruna, conhecendo pontos turísticos como a Estátua de Santa Bárbara, o Parque de Eventos e o Garrafão, uma grande escultura que reflete toda a tradição do município com o manejo da uva.

“Eu já tinha visitado algumas vinícolas em São José dos Pinhais, próximas a Curitiba, então tinha noção dessa herança da colonização do Estado, mas essa experiência aqui foi uma surpresa, porque não conhecia esse núcleo italiano tão forte que há no Interior paranaense. Provamos o vinho de Indicação Geográfica aqui de Bituruna e tanto o sabor quanto a experiência são incríveis”, relatou Francine Agnoletto, de Estrela, do Rio Grande do Sul.

O jornalista Willian Batista, de Guarapuava, explica que visitar Bituruna é mergulhar em uma experiência envolvendo os vinhos, as produções e, sobretudo, a história da região.

“Tem sido uma experiência incrível conhecer a Capital do Vinho do Paraná. Conhecemos vinícolas incríveis, que têm muita história, por meio dessa herança familiar que se desenvolve nesta região do Estado. A avaliação que fazemos deste município é das melhores, por conta dos atrativos e da cultura, aliados aos aspectos contemporâneos. Vale a pena conhecer Bituruna”, explicou.

Nesta quarta os participantes devem visitar a Vinícola Bertoletti e outros produtores rurais especializados na vitivinicultura. Até a sexta-feira terão contato como outros atrativos, vinícolas, pontos turísticos e experiências envolvendo o enoturismo da cidade.

INICIATIVA – A Press Trip é organizada pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).

Denominado de Projeto Imagem (PI), a ação busca valorizar e dar visibilidade a polos vitivinícolas e enoturísticos no País, mostrando para os brasileiros a diversidade e riqueza dos destinos turísticos ligados à cultura e produção da uva e do vinho no Brasil.

“Queremos mostrar os potenciais regionais dentro da vitivinicultura e do enoturismo, desde os desenvolvidos até os mais autênticos, para que os próprios brasileiros conheçam e reconheçam esse valor cultural e essa herança que o local carrega”, diz Martha Caus, coordenadora do projeto.

BITURUNA – Conhecida como a Capital Paranaense do Vinho, Bituruna está localizada na região Sul do Estado, a aproximadamente 313 quilômetros de Curitiba. O município conta com grande influência de sua colonização de origem italiana e gaúcha, o que refletiu ao longo dos anos em um grande desenvolvimento do cultivo da uva, usada na produção do vinho, mas também em sua gastronomia, turismo e como fonte de renda de muitos produtores locais.

Dentre os 16 selos paranaenses de Indicação Geográfica (IG), Bituruna também conta com um reconhecimento. Concedido ao vinho fabricado com a uva do tipo “Casca Dura”, a indicação foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O título certifica produtos ou serviços cujas características e métodos de produção estão ligados à sua origem geográfica, valorizando história, tradição, cultura e economia locais. Serve, assim, como um atestado de excelência de qualidade.

O reconhecimento foi dado à Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), formada por quatro vinícolas: Bertoletti, Sanber, Di Sandi e Dell Mont. A Agência Estadual de Notícias conta com uma série de reportagens especiais sobre os produtos paranaenses chancelados pela Indicação Geográfica, entre eles, os Vinhos de Bituruna. Saiba mais AQUI.

Desde 2019, o Governo do Estado reforça o incentivo à produção de uvas, sucos e vinhos com a criação do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis). Além de ajudar a produzir mais e com qualidade superior, o programa também apoia a industrialização, a comercialização e o desenvolvimento do turismo em torno da uva.

Informações: Assessoria/Divulgação

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Com altas temperaturas, Sanepar incrementa a produção de água tratada em Irati

    Com altas temperaturas, Sanepar incrementa a produção de água tratada em Irati Sanepar 17189390944 qui, 20/02/2025 – 18:11 Com medidas emergenciais, Companhia ampliou a produção em 11%, o suficiente para…

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária de Piraquara

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária de Piraquara Segurança Pública 32284098991 qui, 20/02/2025 – 12:00 Ampliação do espaço educacional envolveu revitalização das salas de aulas, construção…

    Deixe um comentário