Emerson Teixeira
Curitiba — O Canal da Música recebeu, nesta sexta-feira (9), um encontro que reuniu jovens, gestores públicos e lideranças políticas de diversas regiões do Paraná. A Caravana da Juventude, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), celebrou duas décadas da Política Nacional de Juventude e os 13 anos do Estatuto da Juventude.
Com uma programação extensa, o evento contou com debates, oficinas, formações e apresentações culturais, visando fortalecer o protagonismo juvenil e promover a escuta ativa dos jovens na formulação de políticas públicas.
Estiveram presentes o ministro da Juventude, Márcio Macedo, o secretário estadual Rogério Carboni, além de vereadores, prefeitos, secretários municipais e o prefeito mais jovem do Brasil, de Jardim Olinda (PR). O público principal foi composto por jovens, que tiveram espaço para expressar suas demandas e experiências.
Castro
O município de Castro foi representado por uma delegação do Centro da Juventude, composta pelo diretor Rogério Rodrigues de Paula, pela psicóloga Jaqueline Ribeiro, técnica de referência do programa Agentes de Cidadania, e pelos agentes Camilly Silveira e Jean Carlos Marcondes.
Segundo Rogério, o encontro tinha um caráter propositivo e simbólico: “Foi um espaço para o jovem falar das suas necessidades, com participação ativa. Foram abordados temas diversos, desde oportunidades e estrutura até transporte, alimentação escolar, igualdade e saúde. Ouvimos os jovens e agora os governos vão trabalhar em cima do que foi dito”.
A jovem Camilly Silveira descreveu o evento como uma experiência marcante. “Achei superinteressante. Além de escutar o que já é feito pela juventude, poder dar palpite, sugerir e ser ouvida é incrível. O Centro da Juventude é um lugar maravilhoso para conviver, com um ciclo social, atividades e ainda uma bolsa-auxílio. É tudo incrível”, afirmou.
Na mesma linha, Jean Carlos Marcondes, também agente de cidadania, ressaltou a importância da iniciativa. “Acredito que esse evento é fundamental não só para os jovens, mas para que todos compreendam que temos direitos. No Centro da Juventude, além do auxílio, temos um espaço social, amizades, momentos de lazer e inclusão.”
Informações/PáginaUm