Estão abertas as inscrições para nove cursos técnicos presenciais voltados para o setor de turismo no Paraná. Com acesso gratuito, são oferecidas 158 vagas em oito municípios de diversas regiões do estado. Na área, a cidade de Castro dispõe de 20 vagas para o curso de produção de salgados.
Essas vagas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setu-PR), e o Ministério do Turismo, com o suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O curso Preparo de Salgados acontecerá na Rua Alfredo Luis de Mattos, 273, e será realizado entre os dias 12 e 22 de maio, com aulas no período da tarde, das 13h30 às 17h30. Destinado a pessoas a partir de 16 anos que tenham, no mínimo, concluído o 5º ano do Ensino Fundamental, este curso oferece uma oportunidade prática para quem deseja aprender ou aprimorar habilidades na produção de salgados, seja para consumo próprio ou como forma de geração de renda. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (42) 3233-8650.
Esta é a segunda edição de cursos promovidos pelo Ministério do Turismo neste ano, com datas ajustadas com base na disponibilidade de professores e infraestrutura. As inscrições estão abertas até o dia 25 deste mês e há a necessidade de atender a alguns requisitos, como ter uma renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa e cumprir as exigências de escolaridade.
Os interessados em se inscrever no curso de preparo de salgados e nos demais cursos podem fazê-lo AQUI.
Em Curitiba, há cursos de Garçom e Condutor de Turismo de Aventura, ambos com 15 vagas disponíveis. Outro município, Paranaguá, oferece 15 vagas para o curso de Auxiliar de Cozinha. No Sudoeste do estado, Francisco Beltrão conta com 20 vagas para o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Cascavel, no Oeste, disponibiliza 18 vagas para especialização em Cozinha Brasileira.
Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Secretaria do Turismo, destacou a importância dessas iniciativas para qualificar profissionais do turismo e garantir uma mão de obra mais preparada para o crescimento deste setor no Paraná.
A formação dos alunos ocorrerá em etapas, seguindo o modelo do Senac, e essa segunda oferta de cursos totaliza 1.840 vagas disponíveis em todo o país.
Fonte: DC+