

Castro – Com o objetivo de levar esporte para todas as crianças do município, a Secretaria de Esportes de Castro inaugurou polos de escolinhas esportivas em comunidades do interior. Já estão em funcionamento escolinhas de basquete no Socavão e Tronco, de futsal no Guararema e Maracanã, de futebol society no Abapan e atletismo no Socavão, beneficiando mais de 350 crianças.
“Um dos compromissos da nossa gestão é proporcionar o atendimento das pessoas e levar esporte para todos, por isso estamos lutando para que todas as crianças, independentemente de onde morem, tenham acesso às modalidades esportivas”, afirma o secretário da pasta, Cristiano Meira.
O professor responsável pelas aulas de futebol society no Abapan, Herlon Gabriel Silva, relata que as aulas têm sido bem aceitas pelas famílias. “Hoje nós atendemos 65 alunos do Abapan, divididos em duas turmas, e eles nunca faltam. A comunidade esperou por muito tempo pelos polos esportivos e agora que têm, é um sucesso”, comenta.
A aluna Kiara Almeida da Silva, de 10 anos, está adorando participar das escolinhas. “É o meu futuro porque eu sempre sonhei em ser jogadora e eu gosto muito de jogar”, diz. “Para a gente que nunca teve escolinhas, é muito bom, pois as crianças se distraem depois que saem da aula”, celebra a mãe de um aluno, Sindiane Aparecida Machado.
Com o sucesso das escolinhas, a Secretaria de Esportes e Juventude planeja ampliar o projeto com a criação de polos nas comunidades de Butiazal, Cercado e Tanque Grande. Segundo Cristiano, também devem ser ofertadas atividades de ginástica para adultos nas localidades de Terra Nova e Tronco. “Isso reforça o nosso compromisso de proporcionar que todos tenham acesso ao esporte.”
Escolinhas na cidade
Além de criar polos no interior, a Prefeitura de Castro também ampliou o número de escolinhas na cidade, oferecendo diversas modalidades esportivas nos ginásios do município. Atualmente, os ginásios do Alvorada, Gerson Torres, Plínio Menarim, Wilson Schoembaecler, Pagnacco e Xanda Nocera contam com escolinhas. Ao todo, mais de duas mil crianças e adolescentes participam das escolinhas no município.
Informações/PáginaUm