A Prefeitura de Castro promoveu uma ação de conscientização voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 16 de junho, conselheiras tutelares, adolescentes do Centro da Juventude (Ceju) e membros da Guarda Mirim distribuíram panfletos à população, oferecendo informações sobre como proteger os jovens e os canais de denúncia disponíveis.
A presidente do Conselho Tutelar de Castro, Letícia Flugel, ressaltou a importância desse tipo de ação, enfatizando que a violência sexual é um crime que deve ser denunciado. A iniciativa é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
Rogério Rodrigues de Paula, diretor do Centro da Juventude, informou que no último ano, Castro registrou 55 casos de vítimas de violência sexual, ressaltando a necessidade de reflexão e ação da sociedade sobre essa questão. Ele também destacou a importância de denúncias através do "Disque 100" ou diretamente no Conselho Tutelar.
O dia 18 de maio é um marco na luta contra esse tipo de violência, em memória da menina Araceli Cabrera, assassinada em 1973. Juliana Castro, assessora de proteção social, explicou que a escolha dessa data simboliza a importância de proteger a inocência das crianças.
Fonte: BNT