

Castro – Formada por imigrantes holandeses, a Colônia Castrolanda busca manter viva a cultura e a tradição dos seus fundadores. Além de contar com dois museus, o Museu Histórico de Castrolanda e o Memorial da Imigração Holandesa, que relatam a história da Colônia, a comunidade realiza eventos que celebram a cultura dos Países Baixos. Um desses eventos é a Oranjefeest, que ocorrerá neste sábado (26), das 10h às 16h.
A festa é uma tradição neerlandesa que comemora o aniversário do Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander. Durante a Oranjefeest, a Rua do Moinho se transforma em uma grande feira livre, oferecendo artesanato e comidas típicas, além de apresentações culturais, jogos e atividades para toda a família.
Neste ano, haverá apresentações da Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, do Grupo Kokorozashi Taiko, além do Grupo Folclórico Holandês e do Grupo Folclórico Infantil de Castrolanda. Ao final do dia, um happy hour contará com a presença do cantor Marcos Berg.
Conforme a integrante da comissão organizadora, Melanie van der Vinne, a expectativa é que mais de 80 expositores participem da festa. Com o crescimento do evento, neste ano, além da Rua do Moinho, também haverá barracas no estacionamento entre o Memorial da Imigração Holandesa e o Museu Histórico de Castrolanda. “O objetivo é proporcionar maior conforto e comodidade ao público”, explica.
Melanie destaca a variedade de produtos que estarão disponíveis. Quem visitar a Oranjefeest poderá adquirir produtos artesanais de madeira, tecidos e crochês, além de decorações, móveis, bijuterias, plantas e itens de brechó. Na área de alimentação, estarão disponíveis iguarias típicas holandesas, como croquetes, bitterballen, sopa de ervilhas (erwtensoep), poffertjes, além de opções tradicionais como espetinhos, cachorro-quente, pastel e pães.
A 24ª Oranjefeest é patrocinada pela Itaipu Binacional e é um evento aberto e gratuito para todos. “Ficamos muito felizes em preservar a história e a cultura holandesa dentro da Colônia Castrolanda. Com isso, também estamos resguardando a história dos nossos pais e avós que vieram da Holanda para o Brasil”, ressalta Rafael Rabbers, gerente do CCC. Ele também comenta que, na Holanda, o dia do Rei é um feriado, onde as pessoas vestem roupas laranjas, cor que remete à Família Real Neerlandesa, e saem às ruas para celebrar. Informações/PáginaUm