As inscrições para candidatas interessadas em concorrer aos cargos de conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) começam nesta segunda-feira (31) e vão até 4 de abril. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Padre Damaso, 81, Centro.
A eleição, que escolherá sete conselheiras titulares e sete suplentes, ocorrerá no dia 11 de abril e irá abranger o biênio de 2025 a 2027. O CMDM foi criado por lei e também regulamenta a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A presidente do CMDM, Pâmela Ruthes, destacou que o conselho atua como um órgão colegiado de fiscalização, propondo diretrizes para as políticas públicas que visam os direitos das mulheres em Castro.
O prefeito Reinaldo Cardoso enfatizou a importância da participação da comunidade nas decisões do governo, afirmando que o objetivo é que a população possa expressar suas necessidades em diferentes áreas para promover uma administração mais participativa.
A votação ocorrerá das 9h às 11h30 do dia 11, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Estão aptos a participar do processo candidatos e votantes representantes de movimentos sociais, incluindo membros da Ordem dos Advogados (OAB), da Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), do Sindicato dos Empregados no Comércio de Castro, de organizações que atendem mulheres, além de trabalhadores do setor e de Povos Originários e Comunidades Tradicionais.
Mais detalhes sobre as eleições podem ser consultados no edital disponível no site da Prefeitura, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 2122-5510.
Fonte: BNT