A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove, de 08 a 22 de abril, o 1º Seminário de Acompanhamento de Curricularização da Extensão. Participam representantes de todos os setores de conhecimento da instituição.
Segundo a diretora de Extensão Universitária da Proex, Marina Tolentino Marinho, o objetivo é compreender como os cursos estão implementando o processo de curricularização da extensão. “Com base nos dados, depoimentos e sugestões, será possível planejar políticas de gestão mais eficazes para a inserção da extensão nos currículos, além de servir como fundamento para a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs)”.
Serão seis encontros, cada dia dedicado a um setor de conhecimento, no Edifício Fausi Azis Chaguri (anexo ao Teatro PAX), Sala 02, 2° andar. Cada curso terá a oportunidade de apresentar como vem inserindo a extensão nas grades curriculares, conforme determinação do Ministério da Educação. “O foco são os professores que atuam nessa integração curricular. Por exemplo: coordenadores de extensão, coordenadores de curso, membros de colegiado, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e responsáveis por disciplinas extensionistas”, completa Marina.
A pró-reitora da Proex, Beatriz Gomes Nadal, recorda que o processo de implantação da Extensão como componente curricular iniciou em 2022 no curso de Serviço Social e se estendeu em 2023 para todos os outros cursos da UEPG. Na época, segundo ela, houve uma intensa mobilização para refletir sobre possibilidades, orientar coordenadores, professores e estruturar elementos de registro acadêmico. “No momento em que boa parte dos cursos já cumpriu cerca de 50% do percurso de curricularização da extensão de suas primeiras turmas, vamos realizar o Seminário para conhecer mais de perto as experiências que estão sendo desenvolvidas, compreender melhor as dificuldades e identificar aspectos que requerem maior apoio. Será também um espaço de compartilhamento e aprendizagem conjunta”, afirma.
O pró-reitor de graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, considera o Seminário como “uma oportunidade para que os docentes possam rever seus conceitos sobre a sala de aula e o processo de formação dos acadêmicos”. “É um momento de revermos nossas metodologias, trazendo o aluno para o centro do percurso formativo, no qual a Universidade trabalha com a comunidade, buscando colocar em prática os conceitos instrumentalizadores debatidos em sala de aula”, afirmou.
A Prograd é responsável pela creditação da curricularização da extensão e realiza também os ajustes nos sistemas acadêmicos. Nessas plataformas, todo o acompanhamento das atividades desenvolvidas pode ser consultado pelos envolvidos durante o período de formação.
Calendário
08/04, às 09h: Setor de Ciências Jurídicas
09/04, às 08h30: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
11/04, às 08h30: Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia
11/04, 13h30: Setor de Ciências Exatas e Naturais
15/04, às 13h30: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
22/04, às 13h30: Setor de Ciências Biológicas e da Saúde
Texto: Helton Costa/Foto: Tierri Angeluci
Divulgação/UEPG