Os cursos de Jornalismo, Direito e História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovem, de 31 de março a 2 de abril de 2025, o “6º Ciclo Descomemorar Golpes – Sem Anistia!”. O evento será sediado no Campus Centro, com o objetivo de discutir os desafios das relações democráticas e refletir sobre marcos históricos que impactaram a democracia e os direitos humanos no Brasil.
A programação abrange palestras presenciais e online, lançamento de livro e exibição de documentários, com a participação de especialistas e acadêmicos de diversas áreas. A organização conta com o apoio do Projeto de Extensão Combate à Desinformação do curso de Jornalismo da UEPG, em colaboração com os cursos de Direito e História, bem como os programas de pós-graduação em Jornalismo, Educação e Linguagens, e Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de História.
Esta edição do ciclo foca nos 61 anos do golpe cívico-militar de 1964, nos 41 anos da campanha Diretas Já!, nos 40 anos do lançamento da obra “Brasil Nunca Mais” e nos dois anos da tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023. A iniciativa visa resgatar a memória histórica e ponderar sobre os impactos desses eventos na sociedade atual.
Confira a programação:
31 de março
19h – Grande Auditório – UEPG – “Movimentos de resistência estudantil à ditadura cívico-militar”, com Narciso Pires (Ex-presidente do grupo Tortura Nunca Mais do PR e Prof. Guilherme Bomba [GTNHP]).
1 de abril
9h – Grande Auditório – UEPG – “Crimes, penas, torturas – De março de 1964 a janeiro de 2023”, com Reinaldo Morano, Heloísa Fernandes Câmara (UFPR) e Pedro Miranda (UEPG).
2 de abril
19h – Sala B-108 – “O espólio da ditadura militar na UFPR”, com Regis Clemente (UFFS), Nevio Campos (UEPG) e Carina Darcoleto (UEPG).
Texto: Helton Costa/Foto: Tierri Angeluci
Divulgação/UEPG