sexta-feira, maio 23, 2025
HomeCastroDecreto declara estado de emergência devido à seca no Paraná.

Decreto declara estado de emergência devido à seca no Paraná.

O Estado do Paraná enfrenta uma severa estiagem desde dezembro de 2024, com chuvas bem abaixo da média e queda nos níveis dos reservatórios, embora algumas regiões tenham registrado precipitações entre os dias 21 e 22. Para lidar com a situação crítica que já impacta o abastecimento de água e a produção agrícola, especialmente nas áreas Centro, Sudoeste e Oeste, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, no dia 22, o Decreto 10.047/2025, que declara Situação de Emergência em todo o estado.

Este decreto mobiliza os órgãos estaduais, coordenados pela Defesa Civil, para implementar ações de resposta e recuperação nas áreas afetadas. A medida tem um caráter preventivo, permitindo uma resposta mais rápida ao desastre e a contratação de bens e serviços essenciais sem licitação, desde que as obras sejam concluídas em até 180 dias.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig, ressaltou a importância do decreto para facilitar a vida dos agricultores e da população urbana, além de tornar mais ágil a aplicação de recursos financeiros para aqueles diretamente impactados. Munícipios também poderão adotar medidas para reduzir os efeitos da estiagem, como acesso a financiamentos, liberação do FGTS e fornecimento de equipamentos.

Desde o final de 2024, o monitoramento da seca tem revelado um aumento significativo da estiagem nas regiões Sudoeste e extremo Oeste, e o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, destacou que a irregularidade nas chuvas persiste, com previsões de que maio termine com chuvas abaixo da média e sem expectativa de precipitações significativas nos próximos meses.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está observando a queda nos níveis dos reservatórios, que atualmente estão em 91%, mas podem cair para menos de 80% até setembro. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky, reforçou a importância do uso racional da água e destacou ações que a população pode adotar para conservar esse recurso vital.

A fonte desta informação é o site BNT Online.

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Mais lidas