Disk Bateria Cabo Frio
Disk Bateria
Portanto o seu carro há muitas peças fundamentais para o funcionamento como a gasolina, rodas e etc.
Mas a bateria é algo muito fundamental, veja mais sobre a bateria neste texto, a sua importância, quando trocar, e fatos importantes.
A importância da Bateria da Disk Bateria
Portanto pouca gente sabe a verdadeira importância de uma bateria da Disk Bateria, nos automóveis atuais. Há pouco mais de 20 anos, a função da bateria da Disk Bateria era mínima num automóvel. Responsável pela partida, luzes de sinalização e apoio elétrico para algumas funções do motor, a bateria era bem pouco exigida. Hoje, a situação é completamente diferente. Os sistemas elétricos/ eletrônicos mais que quintuplicaram dentro de um automóvel.
E a demanda por energia elétrica, só aumenta com o avanço da tecnologia.
Portanto além dos sistemas de segurança e apoio à condução, os equipamentos de conforto e conveniência também são vorazes por energia elétrica. Então, sem exagerar num super modelo exclusivo, vamos pontuar algumas das funções que necessitam de energia elétrica num carro atual.
Pra começar, vidros, travas e espelhos com controles elétricos. Temos ainda os desembaçadores dos vidros, comando elétrico de abertura do porta-malas.
Aí começamos a somar os equipamentos mais modernos como bancos elétricos, ar-condicionado digital de dupla zona, centrais multimídia com GPS, espelhos retrovisores eletrocrômicos, sensores de estacionamento, sistemas de auto-nivelamento de faróis xênon com lavadores, aquecimento de bancos, teto-solar basculante, entre outros.
Mas a lista continua com os sistemas de apoio à condução como: freios com ABS, sistemas do programa de estabilidade eletrônico, direção com assistência elétrica, luzes de freio ativas, redes digitais de comunicação, sistemas eletrônicos para controle da injeção, gerenciamento eletrônico do câmbio robotizado/automático entre outros.
E até aqui, estamos falando apenas de carros que podem ser facilmente encontrados na categoria de sedans médios. Se formos entrar nos veículos mais caros e equipados, vamos encontrar ainda mais equipamentos elétricos e eletrônicos num mesmo automóvel.
Quando trocar na Disk Bateria?
Portanto se o seu possante apresentar um dos sintomas abaixo, é hora de correr para o mecânico antes que ele precise ir até você. Confira:
• Dificuldade para ligar o carro, aquela sensação de que o motor está “pesado” para iniciar o funcionamento.
• Falha em algum sistema elétrico, como luz fraca e oscilante, problemas com o sistema de injeção do combustível, com o aquecedor e ar-condicionado.
• Observe as luzes no painel, quando a bateria começa a ficar menos potente, uma luz acende avisando que a peça precisa ser substituída.
• Se o carro não liga de maneira alguma, certamente a bateria acabou de vez. Para esses casos é recomendado o uso de um carregador de bateria da Disk Bateria portátil ou um cabo de chupeta para baterias.
Como aumentar a vida útil da bateria da Disk Bateria?
Portanto mesmo sendo um item que exige trocas periódicas, com alguns cuidados é possível prologar sua a vida útil. Não esquecer faróis e rádio ligado é uma das atitudes que evitará casos extremos. Veja outras recomendações:
• Não ligar som, faróis ou outros itens que exigem energia da bateria com o motor desligado. Alguns carros não desligam os faróis de maneira automática quando o motor é desligado, por isso atenção se o seu veículo se encaixa nesse padrão.
• Se por algum motivo o carro tiver que passar alguns dias sem ser ligado, o ideal é desconectar a bateria. Ao contrário, há uma grande chance da bateria não funcionar da próxima vez que for ligar o automóvel.
• Manter os bornes da bateria limpos é uma atitude que ajuda na durabilidade da bateria. Para evitar sua oxidação é recomendado colocar um pouco de vaselina ou um aerossol específico.
• Atenção para os itens que possuem a corrente stand by e que consomem energia mesmo com o motor desligado, como rádio, alarmes e rastreadores.
• Não dar partida com os faróis ligados. Isso aumenta consideravelmente sua durabilidade.
Consulte sempre um profissional
Não tente se aventurar a consertar ou realizar a troca da bateria. Para cada modelo de veículo há ferramentas específicas. Além disso, os profissionais possuem alguns equipamentos que indicam o melhor procedimento, como o scanner automotivo ou voltímetro. Com essas ferramentas, é possível detectar de maneira precisa se o defeito está na bateria ou no alternador, que é o responsável por transformar a energia mecânica em elétrica por meio da corrente alternada induzida por campo magnético.
Fatos importantes para economizar e evitar imprevistos
Do Que é Feita?
As baterias de automóveis são produzidas, em sua maioria, com chumbo, material conhecido pelo símbolo Pb na tabela periódica.
Na realidade, tratam-se de placas de chumbo metálico (sem combinação com outros elementos) intercaladas de placas de chumbo revestidas com óxido de chumbo IV (PbO2).
Conforme explicamos anteriormente, a bateria é mergulhada numa solução com, água, ácido sulfúrico (a composição é H2SO4).
Por conta disso, a bateria da Disk Bateria do carro também é chamada de bateria de chumbo-ácido.
Trata-se de um componente grande e pesado.
Sua composição proporciona vantagens em relação a outros tipos de bateria: alta voltagem, baixo custo de manutenção e longa durabilidade.
Se você se gosta de química, pode achar interessante a explicação do site Mundo Educação sobre as reações provocadas pela interação dos componentes que acabamos de mencionar.
Nas placas de chumbo metálico ocorre oxidação, a partir da seguinte semirreação no polo negativo: Pb +HSO41-+ H2O ↔ PbSO4 + H3O1+ + 2e-
Portanto as placas revestidas com PbO2 recebem os elétrons perdidos na semirreação anterior, ocasionando a seguinte semirreação no polo positivo da bateria: PbO2 + HSO41-+ 3H3O1+ + 2e–↔ PbSO4 + 5 H2O
Por fim, é gerada a energia elétrica a partir da energia química com a soma das equações parciais.
Portanto acontece a reação global seguinte: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O
Carro Parado Também Consome Energia
Uma coisa que pouca gente sabe é que há aparelhos e funcionalidades do automóvel que consomem energia o tempo todo.
Rádio, alarme, central de injeção e outros componentes nunca estão desligados completamente.
Eles utilizam a chamada corrente stand by, que descarregam lentamente a energia da bateria.
O consumo, no entanto, é muito pequeno.
Por isso, se o veículo não vai ficar parado por bastante tempo, não há problemas.
Pois a bateria do carro precisa ter energia para dar a partida, depois o alternador se encarrega de reabastecê-la, com o motor em movimento.
Mas se o automóvel parar por mais de três semanas, tem que desligar o cabo terminal positivo para não descarregar
Aparelhos que não tenham sido instalados de fábrica ou recomendados pelos fabricantes podem consumir a energia mais rapidamente.
Afinal, não foram testados e analisados quanto à corrente de fuga, por isso, podem não ser adequados ao veículo.
Pior ainda se forem instalados de modo amador por uma pessoa sem o devido cuidado e conhecimento.
Quando é Necessário Recarregar na Disk Bateria?
Se você passou por uma situação como essa desse tópico, a chupeta é um método paliativo, pois não resolve totalmente.
Mesmo que o alternador comece a rodar para abastecer a bateria do carro, isso não é suficiente.
Isso porque o alternador não tem potência para carregá-la com carga plena após uma descarga total.
O ideal é deixar o carro descansando, totalmente desligado, e a bateria recebendo uma carga lenta.
Isso pode ser feito em uma oficina mecânica, com carregadores de bateria que servem justamente para isso.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.