Cerca de 720 pessoas foram atendidas em mutirões de exames e consultas realizados em Castro no primeiro quadrimestre de 2025. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, visa diminuir a fila de espera para exames e consultas com especialistas.
Para lidar com a alta demanda, a gestão estabeleceu parcerias com clínicas e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) para atender pacientes que aguardavam a realização de exames, alguns deles desde 2019.
Os mutirões já incluíram exames como ultrassons de articulação, Eco Doppler cardiovascular, colonoscopia, endoscopia e ressonância, além de consultas psicológicas para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. A iniciativa começou no final de fevereiro e teve um aumento significativo em abril, com cerca de 500 atendimentos em apenas 30 dias.
No início do ano, milhares de pessoas estavam na fila de espera para esses exames, além da demanda em outras especialidades. O prefeito Reinaldo Cardoso destacou que essa é uma medida de curto prazo para aliviar a situação e que estão tomando providências para estruturar a saúde de forma a evitar novos represamentos. "O foco é facilitar a vida das pessoas", afirmou.
Para maio, novos mutirões estão sendo planejados, incluindo atendimentos em endocrinologia e gastroenterologia. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está contatando os pacientes por telefone, e é fundamental que atendam essas chamadas ou respondam às mensagens, mesmo que não necessitem mais do exame.