Nesta quarta-feira (14), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, de forma remota, a aula inaugural da 5ª edição do Curso de Especialização em Gestão Pública, vinculado ao Programa de Residência Técnica do Estado do Paraná (Restec). A transmissão foi feita pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead).
O programa, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), oferece uma pós-graduação lato sensu para os residentes técnicos que atuam em instituições públicas de diversas cidades do estado. A formação é composta por atividades teóricas e práticas ao longo de dois anos.
Durante a aula inaugural, a coordenadora pedagógica do curso, professora Rúbia Carla Maier Biscaia, ressaltou que a formação atende as demandas atuais da gestão pública. “Hoje temos conosco residentes técnicos que já vivenciam na prática o cotidiano da administração pública, além de servidores da UEPG, que também participam da especialização ofertada”.
O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destaca a relevância do programa para a formação de profissionais qualificados e para o fortalecimento do serviço público. “Estamos na quinta edição, e os resultados são os melhores possíveis. É um programa que merece o nosso reconhecimento, um exemplo do bom uso do dinheiro público”. Segundo Demiate, além de adquirir uma experiência profissional consistente em estruturas públicas organizadas, há uma alta empregabilidade entre os profissionais que participaram do Restec.
A aula inaugural contou com uma palestra da professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, coordenadora estadual do Restec, que abordou o impacto do programa na qualificação da gestão pública. “O Restec é o maior programa que a Seti desenvolve, e a cada dia mais ele está crescendo em número e em importância. É uma referência nacional”, afirma. Para ela, além de contribuir com a trajetória profissional dos participantes, o programa também gera inovações nos setores públicos onde eles atuam. “Os residentes ajudam a repensar ações e métodos, o que contribui para a profissionalização do serviço público.”
A coordenadora-geral do Restec em Gestão Pública, professora Eliane Rauski, salienta a abrangência da iniciativa, que reúne profissionais com formações variadas em diversas cidades do Paraná. “Agradeço aos órgãos públicos estaduais que acolheram esses graduandos para as atividades práticas, aos supervisores que aceitaram acompanhá-los nessa jornada, às universidades estaduais parceiras e à Seti, idealizadora do programa”.
Desde a criação do programa, mais de 1.500 residentes já se formaram, com atuação em mais de 40 órgãos e entidades públicas do estado. Durante a aula inaugural, o egresso Acir Carlos da Silva Gonçalves Junior compartilhou sua experiência na quarta edição do programa, como residente na Secretaria da Fazenda do Paraná, em Curitiba. “Foi onde eu me encontrei profissionalmente, onde eu quero ficar. É uma rotina que eu gosto muito, dentro do serviço público”.
Atualmente, Acir continua na mesma área, ocupando um cargo em comissão, e tem como meta seguir carreira no funcionalismo público por meio da aprovação em concurso estadual. Ele destacou a formação qualificada que recebeu durante sua participação no Restec. “A residência é um espaço único de crescimento e tenho certeza que ela pode transformar a trajetória dos novos residentes, assim como ela transformou a minha”, completa.
Texto: João Pizani | Foto: Larissa Godoy
Divulgação/UEPG