Fazer reciclagem da Carteira de Nacional de Habilitação online no Rio de Janeiro
Os motoristas que atingem os 20 pontos da carteira ao acumularem infrações de trânsito no período de 12 meses têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa – medida prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para recuperá-la, eles precisam passar pelo curso de reciclagem, que tem o objetivo de reeducar o condutor infrator. No entanto, a maioria desses motoristas não tem tempo de frequentar as aulas do curso presencial.
Mas você sabia que tem como fazer o curso de reciclagem em casa pela internet? Fazer o curso de reciclagem a distância é muito prático e oferece diversas vantagens. Nesta modalidade, o condutor não precisa frequentar aulas durante fins de semana ou depois do trabalho, pois todo o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer horário. Além disso, não é necessário montar turmas e, em alguns casos, o curso pode ser concluído em três dias.
Como fazer o curso de reciclagem online?
O motorista que já entregou a CNH junto ao DETRAN para cumprir o período de suspensão – e deseja fazer a reciclagem na modalidade à distância-, precisa acessar o site de alguma autoescola ou entidade de ensino autorizada pelo Departamento Nacional de Trânsito a ministrar cursos e realizar a inscrição. Depois disso é só começar a assistir as aulas. São 30 horas de aula de curso, sendo 8 horas de Direção defensiva; 4 horas de Noções de primeiros socorros; 12 horas de Legislação de trânsito; e 6 horas de Relacionamento interpessoal.
Quando o curso estiver completo, o próprio sistema vai informar a conclusão as centrais do DETRAN, e o condutor vai poder agendar a prova eletrônica. Aí é só acertar 70% da prova composta por 30 questões e aguardar o período de suspensão encerrar para reaver a habilitação.
Quais estados fazem o curso de reciclagem à distância?
Além do Rio de Janeiro (RJ), cursos de reciclagem online são oferecidos para motoristas do Acre (AC); Alagoas (AL); Amapá (AP); Amazonas (AM); Bahia (BA); Ceará (CE); Distrito Federal (DF) Espírito Santo (ES); Goiás (GO); Maranhão (MA); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Pará (PA); Paraíba (PB); Paraná (PR); Pernambuco (PE); Rio Grande do Norte (RN); Rio Grande do Sul (RS); Rondônia (RO); Roraima (RR); Santa Catarina (SC); São Paulo (SP); Sergipe (SE); Tocantins (TO).
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.