×

IDEB: Mais de 1.000 alunos da rede municipal foram avaliados em Castro

IDEB: Mais de 1.000 alunos da rede municipal foram avaliados em Castro

Estudantes de 18 escolas pertencentes à rede municipal de ensino de Castro finalizaram com êxito, nesta semana, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No total, cerca de 1.020 alunos do 5º ano, representando escolas tanto da área urbana quanto da rural do município, participaram desse processo de avaliação, no qual o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desempenha um papel fundamental. A única exceção foram os alunos de turmas de 5º ano com menos de 10 estudantes matriculados, que não foram submetidos à prova.

O Saeb, uma iniciativa do governo federal, tem como propósito coletar informações relevantes sobre professores e estudantes no contexto da educação básica, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. Através dessas avaliações, a qualidade da educação, o acesso à escola, a permanência dos alunos e a qualidade do ensino são avaliados de forma abrangente. Além disso, o Saeb é instrumental na tradução desses dados em indicadores que auxiliam na compreensão do sistema educacional brasileiro, fornecendo evidências que podem embasar a formulação de políticas públicas com o intuito de aprimorar a área educacional.

O Saeb analisa diversas dimensões de qualidade, incluindo o atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimentos, o desempenho dos profissionais da educação, gestão escolar, equidade, cidadania, direitos humanos e valores. Para abordar todas essas dimensões, são aplicados questionários aos alunos, professores, diretores escolares e gestores municipais de educação, além da realização de testes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas. As avaliações do Saeb ocorrem a cada dois anos, com a seleção das escolas e dos alunos a serem avaliados baseada nos dados do Censo Escolar. A aplicação das provas em todo o país começou em 23 de outubro e encerrou em 17 de novembro, com a divulgação dos resultados finais prevista até 28 de junho de 2024.

Sueli Verdile Carneiro de Souza, superintendente de educação da Secretaria de Educação, ressaltou a relevância deste momento para a rede municipal, uma vez que os resultados obtidos nessa avaliação comporão a nota do Ideb. Essa nota fornecerá uma visão sobre o progresso da rede em relação ao alcance dos objetivos estabelecidos para a aprendizagem dos alunos que estão concluindo a primeira etapa do ensino fundamental. Com base nesses resultados, a rede de ensino inicia um processo de análise e revisão de seus planos de ação e metas, em estreita colaboração com as escolas.

[Fonte: Informações do INEP/MEC e Comunicação Castro]

hap go uber em castro 24 horas