Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Castro estarão disponíveis a partir de 15 de maio. O imposto pode ser parcelado em até sete vezes ou pago em cota única com um desconto de 10%. A primeira parcela, ou a cota única, vence em 20 de junho, e o tributo terá um reajuste de apenas 4,77%, correspondente à correção inflacionária do último ano. Aproximadamente 18 mil imóveis são tributados em Castro, e a expectativa de arrecadação é de R$ 15 milhões.
Os contribuintes poderão baixar o carnê no portal da Prefeitura na internet (castro.atende.net) ou retirá-lo pessoalmente em dois locais: no Espaço Cultural Vicente Machado (praça João Gualberto, Centro) ou na Secretaria Municipal de Educação (Rua Marechal Deodoro, 348, Vila Rio Branco). O secretário municipal de Fazenda, José Marioli Simão, recomenda que quem for retirar presencialmente leve o carnê do ano anterior para facilitar a busca.
REFIS – A Secretaria de Fazenda também lançou um programa de refinanciamento de débitos para ajudar quem está em dívida com tributos municipais, como IPTU e ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis). O Refis 2025 permitirá o parcelamento dos débitos com descontos sobre multas e juros que variam conforme o número de parcelas: 90% para pagamento à vista, 80% em 12 parcelas, 70% em 24 parcelas, 60% em 36 parcelas, 50% em 48 parcelas e 40% em 60 parcelas. A lei que cria o programa já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e deve ser promulgada em 15 de maio. A adesão também poderá ser feita pelo site da Prefeitura.
Atualmente, existem cerca de 8,5 mil CPFs em Castro inscritos em dívida ativa, totalizando perto de R$ 30 milhões a serem recuperados. De acordo com Marioli, a pandemia contribuiu para a inadimplência, e a nova medida busca oferecer uma oportunidade para que as pessoas possam parcelar suas dívidas e reduzir juros e multas, que muitas vezes são mais onerosos que o próprio imposto.