Jogo de tabuleiro e quebra-cabeça: Sanepar entrega materiais didáticos sobre bacias
04313212990
sex, 28/02/2025 – 08:10
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) esteve nesta quinta-feira (27/02) em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, para a entrega de conjuntos de materiais lúdicos e didáticos de educação ambiental. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Colombo e contou com a presença do Grupo Gestor de Serviços Socioambientais da Sanepar, lideranças municipais e a comunidade.
Os kits educativos foram especificamente desenvolvidos para o município, considerando a realidade e as necessidades locais. Eles tratam das bacias hidrográficas de Colombo e do Aquífero Karst, e foram construídos em conjunto com os próprios professores para a utilização em escolas públicas do município.
A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk, destaca que no decorrer de um ano de projeto de educação ambiental, houve um envolvimento efetivo da população e das Secretarias Municipais de Colombo. “Foram vários projetos que contribuíram para o fortalecimento da educação ambiental no município”, destaca.
As bacias hidrográficas de Colombo compõem um jogo de tabuleiro em tamanho gigante (2m x 2m), com quatro peões e um dado gigante, e o Aquífero Karst pode ser estudado com um jogo de quebra-cabeça de mais de 8 m².
Além dos kits desenvolvidos com os professores, a Sanepar também construiu em Colombo oito Jardins de Água e Mel, buscando aproximar a comunidade das ações em benefício da biodiversidade. Um deles está no Instituto Federal de Educação.
A assessora pedagógica de Educação Ambiental de Colombo, Dalva Simone Strapasson, comenta que os recursos didáticos e o trabalho de sensibilização feito pela Sanepar são muito importantes para o trabalho pedagógico de educação ambiental, especialmente porque foi customizado para a realidade de Colombo.
“Foi um projeto muito rico, construído ao longo de dois anos, junto com o município, com a identidade de Colombo. O desenvolvimento dele nas escolas, todas as ações realizadas, surtiram efeito com os professores, com as escolas, como os Jardins de Mel. São bens que vão permanecer, do ponto de vista metodológico, as escolas podem explorar”, ressalta.
Estes e outros resultados foram apresentados pela Sanepar no evento. O trabalho de sensibilização da população conta com o apoio de um Grupo Gestor e parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
OBRAS – Os serviços socioambientais estão associados às obras de saneamento feitas pela Sanepar no município. Eles fortaleceram o trabalho com a comunidade em paralelo às ações para a redução e o controle de perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. Também está em execução, em Colombo, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento de R$ 10 milhões e conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Informações: Assessoria/Divulgação