domingo, março 30, 2025
HomeCastroJuíza anula mandatos e declara inelegibilidade de vereadores em Castro.

Juíza anula mandatos e declara inelegibilidade de vereadores em Castro.

A juíza da 16ª Zona Eleitoral de Castro, no Paraná, doutora Adriana Paiva, tomou uma decisão importante ao acatar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta por Patrícia Gislaine Cordeiro da Silva. A magistrada determinou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Partido Progressista (PP) e anulou os diplomas dos candidatos Pedro Jaremczuk, conhecido como Investigador Pedro, e Renato Oscar da Silva Cordeiro, conhecido como Pandorff, independentemente da comprovação de sua participação ou anuência.

Em um despacho divulgado na noite de quinta-feira (27), a juíza também declarou inelegíveis quatro outras pessoas: Maria Roseli Soares da Silva Kachineski, Maria Zélia Rodrigues Dória, Edna Paulino da Silva Camargo e José Milczwski, conhecido como Zé da Cuia. As duas primeiras foram responsabilizadas por irregularidades, enquanto Zé da Cuia foi considerado cúmplice, resultando em um período de inelegibilidade de oito anos após as eleições gerais de 2024, conforme previsto no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/90.

A decisão ainda invalidou todos os registros dos candidatos a vereador ligados ao PP e anulou os votos recebidos nas eleições municipais de 2024 em Castro, determinando também a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, de acordo com o artigo 222 do Código Eleitoral.

O principal argumento para a sentença foi a alegação de fraude à cota de gênero, sendo que as candidatas Maria Roseli e Maria Zélia obtiveram votações muito baixas e não realizaram campanhas efetivas. Maria Roseli teve problemas na prestação de contas devido à falta de movimentação financeira, enquanto Maria Zélia usou recursos para contratar pessoas ligadas ao candidato a prefeito Miguel Zahdi Neto, conhecido como Neto Fadel.

Por se tratar de uma decisão em primeira instância, é possível que os envolvidos apresentem recurso. Até o presente momento, nenhum dos citados se manifestou sobre a decisão judicial que pode afetar a composição da Câmara Municipal de Castro, que atualmente conta com treze vereadores.

Fonte: BNT Online

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Mais lidas