Líder no Ideb, Paraná reforça parceria com institutos para avançar na educação

Líder no Ideb, Paraná reforça parceria com institutos para avançar na educação

14390453807
seg, 17/02/2025 – 13:40

Ratinho Junior se reuniu com representantes do Instituto Sonho Grande, da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann e do Instituto Natura e da APIS. Parceria do Paraná com essas instituições tem como foco a ampliação da Educação Integral no Ensino Médio, alfabetização na idade certa e o uso da tecnologia para impulsionar o aprendizado.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, representantes do Instituto Sonho Grande, da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann e do Instituto Natura e da APIS, que atuam em parceria com o Estado no desenvolvimento de programas e iniciativas de fortalecimento da educação. No encontro, foram apresentados alguns resultados dos convênios e os trabalhos que vêm sendo desempenhados no ensino público estadual.

A parceria do Paraná com essas instituições tem como foco três frentes principais: ampliação da Educação Integral no Ensino Médio, alfabetização na idade certa e o uso da tecnologia para impulsionar o aprendizado.

Um dos principais índices destacados, por exemplo, foi a evolução do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas do Ensino Médio com ensino integral. Com crescimento de 18% na nota média, o Estado teve o maior crescimento do Brasil entre 2021 e 2023.

“A educação segue sendo uma prioridade da nossa gestão, com programas inovadores e focados em resultados. Tivemos a melhor nota geral do Ideb e estamos avançando em muitas áreas específicas, guiados pelas melhores práticas que existem no mundo para levar o melhor do ensino aos nossos alunos”, disse Ratinho Junior.

EDUCAÇÃO INTEGRAL – Os números do Ideb mostram que o Paraná tem a melhor nota geral no Ensino Médio, com 4,9, e a melhor nota geral também nos anos finais do Ensino Fundamental, com 5,5.

Considerando apenas as escolas integrais, o Paraná atingiu a nota de 5,2 para as escolas do Ensino Médio, frente a uma média brasileira de 4,7, e de 5,5 no Ensino Fundamental, diante da média brasileira de 5,4.

A expansão da educação integral tem proporcionado um impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Estudos mostram que alunos de escolas com jornada estendida têm um acréscimo equivalente a dois anos de aprendizado em Língua Portuguesa e 2,5 anos em Matemática.

“Em cinco anos, o Estado saltou de 34 escolas de ensino médio com ensino integral para mais de 400. Isso é fruto desta parceria com o Instituto Sonho Grande, por exemplo, que nos ajudou a identificar quais as melhores formas de realizar esta expansão, e o resultado é essa evolução no Ideb”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda.

Atualmente, 19% das escolas de Ensino Médio do Estado têm oferta de ensino integral, abrangendo 60% dos municípios paranaenses. “A gente tem feito um trabalho focado na expansão com qualidade do ensino médio integral aqui no Estado e os resultados são fantásticos. A gente tem muito orgulho de ter contribuído e feito parte dessa jornada, e tem altas expectativas sobre os resultados que ainda vão surgir aqui da educação do Paraná”, afirmou a diretora executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira.

ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA – Além disso, o Estado registra bons resultados em outras áreas da educação. No que diz respeito à alfabetização, o Paraná registrou um crescimento nos últimos anos e chegou a 73% dos alunos sabendo ler e escrever na idade certa

Outro destaque da reunião foi o papel da tecnologia como ferramenta de suporte ao ensino. O Paraná se consolidou como pioneiro na implementação da inteligência artificial na educação, com a adoção do Khanmigo, um assistente virtual que auxilia professores e alunos no aprendizado. A tecnologia tem demonstrado um aumento de 50% a 110% no desempenho dos estudantes em Matemática.

Ao final do encontro, os representantes dos institutos entregaram uma placa ao governador em reconhecimento ao desempenho do Paraná como o estado que mais evoluiu no Ideb nas escolas integrais do Ensino Médio.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento, Guto Silva; a superintendente da Fundação Itaú Social, Patrícia Gomes; a vice-presidente da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha; a gerente de Políticas Públicas educacionais do Instituto Natura, Iara Vianna; a diretora executiva do APIS, Luiza Toledo; e Pedro Giannini, do Instituto Sonho Grande.

Informações: Assessoria/Divulgação

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária de Piraquara

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária de Piraquara Segurança Pública 32284098991 qui, 20/02/2025 – 12:00 Ampliação do espaço educacional envolveu revitalização das salas de aulas, construção…

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária Piraquara

    Polícia Penal do Paraná melhora espaço para estudo na Penitenciária Piraquara Segurança Pública 32284098991 qui, 20/02/2025 – 11:59 Ampliação do espaço educacional envolveu revitalização das salas de aulas, construção de…

    Deixe um comentário