

Castro – Mais de 80 pessoas participaram na noite desta segunda-feira (28) da audiência pública sobre as propostas do Plano Plurianual (PPA 2026-2029), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2026) de Castro, realizada no auditório do Centro da Juventude. Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros. “Foi excelente. Aprendi coisas que nem imaginaria. Castro tem que crescer e o povo precisa se aperfeiçoar e crescer junto”, comentou Luiz Prado, comerciante da Vila Rosário.
O Secretário de Administração, Rodrigo Morais, destaca que a elaboração das três principais peças orçamentárias do município contempla as proposições da comunidade. “Foi a primeira de uma série de consultas públicas previstas pela Prefeitura para ampliar a participação popular na construção dos instrumentos de planejamento e gestão da cidade. É uma das etapas previstas por lei para garantir a transparência e a participação social na elaboração do orçamento municipal”, afirmou.
Na avaliação do secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho, as demandas trazidas pela população estão alinhadas com o plano de governo. “A mudança que buscamos na gestão passa por essa participação. São pessoas dedicadas a fazer a diferença. A maior parte das sugestões que recebemos, através do empenho dessas pessoas, já está contemplada nos nossos planos de ação, programas e projetos em andamento. Outras contribuições importantes serão adicionadas, com prioridade, ao nosso planejamento, pois representam a vontade da população”, confirmou.
Próximas etapas
No dia 05 de maio, um questionário para que as pessoas possam opinar na gestão será disponibilizado no site da Prefeitura (castro.atende.net). Outras audiências públicas também ocorrerão, na cidade e no interior, nos meses de maio, junho e julho. “Assim, as pessoas podem apresentar propostas, demandas, relatar os problemas que estão verificando e sugerir soluções. Desta forma, promovemos um planejamento colaborativo entre o Poder Público e a população”, explica a economista da Prefeitura, Dulci Reis.
Ela acrescenta que o Projeto de Lei do PPA deve ser apresentado à Câmara de Vereadores até 30 de agosto, incluindo a alteração da LDO e as metas, além da LOA, que precisa ser enviada até 30 de setembro.
O que são
O Plano Plurianual é o instrumento que define diretrizes e objetivos do governo para um período de quatro anos, orientando políticas públicas e investimentos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece metas e prioridades da Administração para o ano seguinte. Por fim, a Lei Orçamentária Anual indica a previsão de receitas e despesas do município para o ano, apontando onde os recursos públicos serão investidos.
Informações/PáginaUm