



Castro – O objetivo da nova ferramenta de ensino adotada pela Prefeitura de Castro é estimular a aprendizagem através da brincadeira: a Mathemoteca. Este laboratório de matemática, que oferece diversos jogos educativos, proporciona aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais vivências lúdicas que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio matemático e na resolução de problemas. O material já começou a ser distribuído e chegará a todas as 25 escolas da rede municipal, tanto na zona urbana quanto na rural.
A Mathemoteca possui 17 tipos de jogos, 10 materiais manipulativos e uma problemoteca, que inclui uma coletânea com 166 problemas matemáticos. O material também conta com dois cadernos destinados aos professores, oferecendo propostas de ações a serem realizadas.
A secretária de Educação, Luciane Farias, enfatiza a importância do material para a formação dos estudantes. “É uma alegria ver as crianças conhecendo todo esse material, que ajudará no desenvolvimento da aprendizagem da matemática de maneira diferenciada”.
O diretor da Escola Municipal Professora Dalila Ayres, Salatiel Machado, destacou a diferença que esse recurso pedagógico proporciona. “Agora, o professor não precisará mais construir materiais, pois já teremos tudo pronto, facilitando o desenvolvimento de atividades lúdicas, o que torna a aula mais interessante e aumenta a participação”.
Maria Sofia Oliveira da Silva, aluna do 5º ano na Dalila, comemorou a chegada dos jogos. “Eu gosto de aprender matemática e acho interessante as outras formas de aprender, como fazer brincadeiras e jogos que envolvem a matemática”.