
Medidores inteligentes da Copel detectam falhas em tempo real, sem alterações na fatura
17189390944
seg, 24/02/2025 – 16:30
Como parte do programa Rede Elétrica Inteligente, a Copel atingiu a marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. A atualização tecnológica traz ainda mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem mais precisão no registro do uso da energia elétrica.
A modernização também permite uma resposta mais ágil a quedas de energia, com a detecção automática de falhas e o restabelecimento mais rápido do fornecimento.
“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para a transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel.
SMART METERS – Medidores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos eletrônicos que registram o consumo de energia elétrica em intervalos regulares e comunicam essas informações automaticamente para as concessionárias de energia. Esses aparelhos fornecem dados em tempo real sobre o uso da eletricidade, auxiliando consumidores residenciais e empresas a gerenciarem o consumo de forma mais eficiente.
A adoção global dos smart meters vem sendo impulsionada por políticas de eficiência energética, necessidade de modernização da infraestrutura elétrica e da transição para sistemas mais eficientes e sustentáveis.
Nos Estados Unidos, cerca de 65% das residências já têm medidores inteligentes. No Japão, a estimativa é de que até 2030 todas as unidades consumidoras do país estejam equipadas com medidores inteligentes. No Brasil, o maior programa em andamento é o da Copel.
FATURA – Os medidores inteligentes instalados pela Copel garantem a integridade na medição do consumo de energia. As variações que possam ocorrer refletem exclusivamente o uso real de eletricidade, como se dá em períodos de maior calor, por exemplo, sem nenhuma interferência do novo equipamento.
APLICATIVO – Nas áreas em que o sistema da Rede Elétrica Inteligente já está totalmente instalado, o consumo pode ser monitorado diariamente por meio de uma funcionalidade no aplicativo da Copel. Com a ferramenta, é possível identificar padrões de uso, distribuir melhor o funcionamento de aparelhos elétricos ao longo do dia e antecipar custos. O acompanhamento diário via aplicativo ajuda a detectar oscilações no consumo, que podem indicar falhas em equipamentos ou a necessidade de manutenção elétrica interna.
TEMPERATURAS – A variação de temperaturas é um dos fatores de influência sobre o uso da energia nas residências. No Paraná, de 2021 a 2024, a Copel observou um aumento médio de 9,5% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses mais frios do ano, o período de abril a setembro.
A variação é mais expressiva na região Oeste paranaense, onde o consumo residencial médio nesta mesma comparação subiu 20,6%. O Noroeste aparece em seguida, com um crescimento médio de 17%, e o Norte, com aumento médio de 10,7%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial foi mais discreto, com variações médias de 1% e 2%, respectivamente.
Portanto, diversos fatores que não têm a ver com os novos medidores influenciam no consumo de energia e, consequentemente, no valor da fatura de uma residência no Brasil, como:
– A quantidade e os tipos de equipamentos elétricos ligados na unidade consumidora;
– A eficiência energética de tais equipamentos.
– Os hábitos de consumo, como o tempo de uso de eletrodomésticos ou a temperatura do chuveiro.
– Mudanças climáticas, que podem demandar o uso de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores.
– Variação no número de pessoas habitando a unidade consumidora.
– As bandeiras tarifárias determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
– As perdas elétricas e os problemas em instalações com fiação antiga, mal dimensionada ou com vazamentos de corrente.
GRATUITO – A troca dos medidores é gratuita para o consumidor e faz parte da modernização da rede elétrica no Paraná. O programa Rede Elétrica Inteligente prevê alcançar 1,7 milhão de unidades consumidoras até o fim de 2025, beneficiando mais de um terço dos clientes da companhia no estado.
O trabalho de troca leva cerca de 20 minutos e os eletricistas precisam acessar apenas o relógio de luz. Os profissionais possuem identificação no uniforme e no carro – onde também há um QR Code que leva ao site com todas as informações do programa e orientações para verificar a identidade dos eletricistas.
Informações: Assessoria/Divulgação