Medidores inteligentes da Copel detectam falhas em tempo real, sem alterações na fatura

Medidores inteligentes da Copel detectam falhas em tempo real, sem alterações na fatura

17189390944
seg, 24/02/2025 – 16:30

A atualização tecnológica traz ainda mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem mais precisão no registro do uso da energia elétrica. 

Como parte do programa Rede Elétrica Inteligente, a Copel atingiu a marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. A atualização tecnológica traz ainda mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem mais precisão no registro do uso da energia elétrica. 

A modernização também permite uma resposta mais ágil a quedas de energia, com a detecção automática de falhas e o restabelecimento mais rápido do fornecimento. 

“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para a transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel. 

SMART METERS – Medidores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos eletrônicos que registram o consumo de energia elétrica em intervalos regulares e comunicam essas informações automaticamente para as concessionárias de energia. Esses aparelhos fornecem dados em tempo real sobre o uso da eletricidade, auxiliando consumidores residenciais e empresas a gerenciarem o consumo de forma mais eficiente. 

A adoção global dos smart meters vem sendo impulsionada por políticas de eficiência energética, necessidade de modernização da infraestrutura elétrica e da transição para sistemas mais eficientes e sustentáveis. 

Nos Estados Unidos, cerca de 65% das residências já têm medidores inteligentes. No Japão, a estimativa é de que até 2030 todas as unidades consumidoras do país estejam equipadas com medidores inteligentes. No Brasil, o maior programa em andamento é o da Copel. 

FATURA – Os medidores inteligentes instalados pela Copel garantem a integridade na medição do consumo de energia. As variações que possam ocorrer refletem exclusivamente o uso real de eletricidade, como se dá em períodos de maior calor, por exemplo, sem nenhuma interferência do novo equipamento.

APLICATIVO – Nas áreas em que o sistema da Rede Elétrica Inteligente já está totalmente instalado, o consumo pode ser monitorado diariamente por meio de uma funcionalidade no aplicativo da Copel. Com a ferramenta, é possível identificar padrões de uso, distribuir melhor o funcionamento de aparelhos elétricos ao longo do dia e antecipar custos. O acompanhamento diário via aplicativo ajuda a detectar oscilações no consumo, que podem indicar falhas em equipamentos ou a necessidade de manutenção elétrica interna. 

TEMPERATURAS – A variação de temperaturas é um dos fatores de influência sobre o uso da energia nas residências. No Paraná, de 2021 a 2024, a Copel observou um aumento médio de 9,5% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses mais frios do ano, o período de abril a setembro.  

A variação é mais expressiva na região Oeste paranaense, onde o consumo residencial médio nesta mesma comparação subiu 20,6%. O Noroeste aparece em seguida, com um crescimento médio de 17%, e o Norte, com aumento médio de 10,7%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial foi mais discreto, com variações médias de 1% e 2%, respectivamente. 

Portanto, diversos fatores que não têm a ver com os novos medidores influenciam no consumo de energia e, consequentemente, no valor da fatura de uma residência no Brasil, como: 

– A quantidade e os tipos de equipamentos elétricos ligados na unidade consumidora; 

– A eficiência energética de tais equipamentos.

– Os hábitos de consumo, como o tempo de uso de eletrodomésticos ou a temperatura do chuveiro.

– Mudanças climáticas, que podem demandar o uso de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores. 

– Variação no número de pessoas habitando a unidade consumidora.

– As bandeiras tarifárias determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

– As perdas elétricas e os problemas em instalações com fiação antiga, mal dimensionada ou com vazamentos de corrente. 

GRATUITO – A troca dos medidores é gratuita para o consumidor e faz parte da modernização da rede elétrica no Paraná. O programa Rede Elétrica Inteligente prevê alcançar 1,7 milhão de unidades consumidoras até o fim de 2025, beneficiando mais de um terço dos clientes da companhia no estado.

O trabalho de troca leva cerca de 20 minutos e os eletricistas precisam acessar apenas o relógio de luz. Os profissionais possuem identificação no uniforme e no carro – onde também há um QR Code que leva ao site com todas as informações do programa e orientações para verificar a identidade dos eletricistas.

Informações: Assessoria/Divulgação

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Edital da Sanepar para captação de resíduos orgânicos de empresas é prorrogado

    Edital da Sanepar para captação de resíduos orgânicos de empresas é prorrogado Sanepar 32284098991 seg, 24/02/2025 – 12:40 Até 31 de dezembro, Usina Sanepar de Bioenergia credencia empresas alimentícias, açougues,…

    Sanepar prorroga edital para destinação de resíduos orgânicos

    Sanepar prorroga edital para destinação de resíduos orgânicos Sanepar 32284098991 seg, 24/02/2025 – 12:43 Até 31 de dezembro, Usina Sanepar de Bioenergia credencia empresas alimentícias, açougues, laticínios, refeitórios industriais e…

    Deixe um comentário