O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGEco-UEPG) realizou aula inaugural especial do Mestrado para os alunos que atuam na Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa), em Curitiba, na noite de 22 de abril. A iniciativa pioneira tem por objetivo oferecer formação continuada e especializada aos servidores da Fazenda, e é fruto de parceria UEPG com a Sefa, por meio da Escola Fazendária (Efaz) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
Com a missão de transmitir o conhecimento de alta qualidade produzido pela UEPG a outro órgão do governo estadual, a iniciativa prevê o acesso remoto dos servidores da Sefa às aulas do Mestrado em Economia, que acontecem presencialmente na UEPG, de forma que interajam com os professores e demais colegas durante as aulas. O projeto que desenhou o formato do curso foi desenvolvido para assegurar qualidade e interatividade para as aulas, com apoio logístico que garante comunicação constante entre a turma da Sefa, em Curitiba, e seus docentes, em Ponta Grossa.
A aula inaugural iniciou com cerimônia de boas-vindas dos secretários estaduais da Sefa, Norberto Anacleto Ortigara e da Seti, professor Aldo Nelson Bona; o diretor da Efaz, Mário Brito; o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; e o coordenador do PPGEco UEPG, professor Celso Costa. Também estiveram presentes o diretor de Ensino Superior da Seti e professor da UEPG, Michel Jorge Samaha; o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Renê Francisco Hellman. Em seguida, teve início a primeira aula aos alunos da turma especial.
O secretário Norberto Ortigara descreveu a ação como uma união de forças que trará benefícios ao governo do Paraná e a população do estado. “O que vemos hoje é uma junção de expertises. Considero necessário nos apropriarmos de conhecimentos para oferecer um serviço eficiente, que não traga prejuízos à população. Para tanto, aproveitem o momento e estudem”. Aldo Bona, da Seti, destaca a expectativa de ampliar a outros órgãos estaduais a formação, para promover este aperfeiçoamento. “Agradeço a UEPG por aceitar este desafio. Esperamos ter no curto e médio prazo a oferta de aperfeiçoamento para um grande fluxo de servidores do Estado”.
Ao falar para os alunos, o reitor da UEPG deixou um recado especial: “Agora vocês fazem parte de uma universidade pública referenciada pela sua qualidade. Sua permanência no curso será agradável e tranquila e ao final dela vocês receberão um novo sobrenome, a UEPG, que os acompanhará para a vida”. Sanches Neto, agradeceu à Seti pela confiança nas universidades estaduais, traduzida em investimentos realizados. O diretor da Efaz, Mário Brito exaltou o papel da educação para otimizar o serviço público: “A formação é a chave para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes. Uma iniciativa como essa é possível quando atuamos com autonomia e empenho”.
Na avaliação do coordenador do PPGEco-UEPG, professor Celso Costa, a aula inaugural representa não apenas o início de um ciclo de aprendizado para os funcionários da Fazenda, mas a realização do projeto que apresenta um novo modelo de articulação entre ensino superior e gestão pública estadual. “Com o apoio decisivo da UEPG, o PPGEco demonstra mais uma vez seu protagonismo no cenário da pós-graduação, contribuindo para o melhor direcionamento dos recursos públicos dedicados ao ensino e à pesquisa”. Costa destaca que a parceria é o primeiro passo para uma estratégia que visa alavancar a eficiência da administração pública por meio da educação.
“Estou entrando nesse novo ciclo com o pé no chão, mas também com expectativas boas. Quero aprofundar meu entendimento sobre economia, trazer mais consistência teórica pro que já vivo na prática, e quem sabe até abrir portas pra novos caminhos profissionais no futuro”, comenta o servidor da Sefa, Victor Leandro. Após assistir sua primeira aula como mestrando, ele afirma que a experiência foi instigante e desafiadora, mas que também tem muito a agregar, tanto academicamente quanto em sua prática profissional.
Texto e fotos: Gabriel Miguel
Divulgação/UEPG