segunda-feira, abril 21, 2025
HomeCastroMeteoros Líridas poderão ser observados na madrugada de 22 de abril no...

Meteoros Líridas poderão ser observados na madrugada de 22 de abril no Paraná.

Uma chuva de meteoros está se aproximando e atingirá seu pico na madrugada do dia 22 de abril, por volta das 2h. Conhecido como um espetáculo de estrelas cadentes, esse fenômeno é esperado para ter uma média de 15 meteoros visíveis por hora. Para aproveitar ao máximo a experiência, os entusiastas da observação do céu devem escolher um horizonte Norte longe de quaisquer fontes de poluição luminosa, pois quanto mais escuro o ambiente, maiores serão as chances de observar os meteoros.

No estado do Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há potencial para visualização em áreas próximas a municípios como Apucarana, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Foz do Jordão, Marquinho e Sertanópolis. Embora a visibilidade não seja garantida, locais com menor poluição luminosa podem proporcionar uma boa oportunidade para apreciar o fenômeno.

De acordo com Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, as regiões do Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul poderão ter momentos de céu limpo, já que a previsão indica a presença de nuvens menos espessas. Em contraste, áreas como Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral devem ter uma maior concentração de nuvens, o que dificultará a visualização.

As Líridas ocorrem porque a Terra está cruzando a órbita do cometa Thatcher, descoberto em 1861. Apesar da chegada dessas partículas, não há riscos para o nosso planeta, conforme explica o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná. Quando os detritos sólidos do cometa entram na atmosfera a altíssimas velocidades, eles se desintegram em um fenômeno conhecido como meteoros ou estrelas cadentes.

Embora a chuva de meteoros Líridas não esteja registrada nas tabelas de chuvas de meteoros de 2025 do OACEP, entusiastas podem acessar um calendário das próximas chuvas de meteoros para planejar suas observações.

Com uma rede de 120 estações meteorológicas automáticas e outros equipamentos, o Simepar fornece dados meteorológicos para ainda mais eficácia durante situações extremas. Previsões mais detalhadas para os municípios paranaenses podem ser consultadas no site do Simepar.

Fonte: BNT Online

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Mais lidas