A plateia do Auditório Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ficou lotada na manhã do último sábado (29) para receber uma palestra do ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM). Promovido pelo Centro Acadêmico Carvalho Santos (Cacs), do curso de Direito da UEPG, o ministro trouxe a palestra ‘Ensino Jurídico: realidade sólida x modernidade líquida’. O evento contou com apoio do Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) e o colegiado do curso.Compareceram à palestra autoridades universitárias, professores e estudantes da UEPG e representantes do Exército Brasileiro e das forças de segurança pública de Ponta Grossa. A gestão da Universidade foi representada pelo pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. Com uma fala carregada de saberes filosóficos e experiências pessoais vividas como magistério e professor, o ministro Barroso Filho abordou o processo de ensino frente às mudanças trazidas pela contemporaneidade e o papel dos educadores e alunos na construção coletiva de saberes.
Durante a sua fala, o ministro do STM apresentou o panorama sobre a educação, com ênfase no ensino de conhecimentos jurídicos. Ao longo de sua apresentação, Barroso abordou as mudanças que os tempos e as tecnologia trouxeram nas formas de ensinar e nas relações entre professores e alunos, que não restringem aos espaços tradicionais de ensino. “No futuro haverão pessoas esperando para serem ensinadas. Não se esqueçam que o conhecimento não serve para aprová-los em prova, mas para empoderar vocês e os outros.
O pró-reitor de Graduação destaca a importância em receber personalidades que possam transmitir novos conhecimentos e ampliar o debate no ambiente universitário. “Nossa maior preocupação é com a formação das pessoas que frequentam nossa Universidade, por isso desejamos a todos boas-vindas a este rico debate”. A diretora do Secijur, professora Adriana Timóteo dos Santos, ressaltou o esforço na busca, junto ao Cacs, por debates necesários para o coração da UEPG: O tema da palestra de hoje corresponde ao anseio da universidade pública de compreender o mundo contemporâneo e o papel do ensino e o compromisso com a ciência”.
A presidente do Cacs, Ligiana Laurentino Bittencourt, exaltou em sua fala o papel transformador da educação na sociedade. “O que estamos fazendo nesta manhã é criar a possibilidade de criar novos conhecimentos. A educação deve ser um processo que forma indivíduos críticos, criativos e capazes de transformar a sociedade e o mundo ao seu redor”. A estudante destacou o fato de o encontro com o ministro Barroso acontecer em uma universidade pública, o que amplia a importância de debater a educação e seus impactos para a comunidade.
Texto e fotos: Gabriel Miguel
Divulgação/UEPG