Castro – Moradores da região do Tronco, na zona rural de Castro, enfrentaram um domingo (4) no escuro. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 8h da manhã e só foi totalmente restabelecido após as 21h, gerando prejuízos e indignação entre produtores e comerciantes locais.
Um produtor rural, que preferiu não se identificar, relatou o transtorno causado pela longa interrupção no abastecimento. “Minha produção estava refrigerada e não cheguei a ter perdas, mas o risco foi eminente”, afirmou. Ele também destacou que um vizinho, produtor de leite, precisou recorrer a um trator para manter o gerador funcionando durante o dia. “Isso significa mais gasto com combustível e manutenção”, relatou.
Comerciantes da região também enfrentaram dificuldades. Sem energia, muitos tiveram de encerrar o atendimento mais cedo e expuseram produtos perecíveis a risco de perda. O sentimento de abandono foi agravado pela percepção de que o efetivo enviado para realizar os reparos era insuficiente. “Só dois funcionários da empresa terceirizada da Copel estavam aqui tentando resolver o problema. Precisamos de uma explicação da Copel”, cobrou o produtor.
De acordo com os relatos, o fornecimento de energia foi restabelecido de forma desigual na região. “A situação do lado esquerdo, sentido Terra Nova, só foi normalizada perto das nove da noite. Do lado direito, sentido Carambeí, a luz voltou antes”, explicou.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou, por meio da assessoria de comunicação, que a falta de energia foi comunicada após o almoço. “A Copel atua neste domingo na área rural de Castro, após o rompimento de uma conexão da rede elétrica na região às margens da PR 151. A ocorrência foi registrada às 15h45, deixando inicialmente 33 domicílios sem energia. Após a localização do problema, uma equipe com caminhão de maior alcance foi acionada, e outros 89 domicílios tiveram o fornecimento interrompido entre as 17h15 e as 20h55 para possibilitar o trabalho de manutenção da rede elétrica. Neste último horário, o abastecimento foi regularizado para todos os imóveis afetados pela ocorrência”, disse em nota enviada.
Informações/PáginaUm