Parceria entre UEPG e Deppen produz amigurumis do mascote Galileu – Universidade Estadual de Ponta Grossa

O mascote Galileu da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora tem reprodução em formato de amigurumi. A novidade é fruto da parceria com o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e a Cadeia Pública Hildebrando de Souza (CPHSPG), que produz os bonecos por meio do trabalho das pessoas privadas de liberdade. Para marcar a iniciativa, exemplares foram entregues simbolicamente na manhã desta terça-feira (25), no gabinete da Reitoria.

O objetivo da parceria é promover a autonomia e empoderamento de pessoas apenadas, por meio da produção de amigurumis – técnica japonesa de produzir bonecos em crochê ou tricô. O Galileu, gato-mascote da UEPG lançado em 2023, não poderia ficar de fora. “Nosso mascote foi pensado pela Coordenadoria de Comunicação, com o objetivo de chamar a atenção dos futuros estudantes, e acabou ganhando também o carinho dos nossos professores, agentes universitários e alunos”, destaca o professor Miguel Sanches Neto.

A parceria com o Deppen tem um caráter de ganha-ganha, segundo o reitor. “Ganha a Universidade, as pessoas que produzem e toda a comunidade”. O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, também ressalta o caráter da ressocialização  do projeto. “Esta parceria com a UEPG é mais uma das que temos aqui com o Deppen. Há pessoas privadas de liberdade que colaboram conosco em serviços pelo Campus, e vemos o caráter social importantíssimo desses projetos”.

O professor Rauli Gross, chefe de gabinete da Reitoria da UEPG, é quem intermedia essa e outras parcerias entre Deppen e Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Dentre elas, o Projeto Novo Ciclo, que produz absorventes para as mulheres privadas de liberdade, e o Núcleo de Atendimento às Pessoas Com Monitoração Eletrônica (Nupem), ao qual a produção dos amigurumis está vinculada. “Com a iniciativa, os apenados acabam tendo remição de pena, além de ensinar novas habilidades a eles, então é algo extremamente importante para a nossa região”.

O diretor regional da Polícia Penal em Ponta Grossa, William Ribas, ressalta a importância do envolvimento de projetos da Universidade para o desenvolvimento de ações dentro de complexos penais. “Esta parceria com a UEPG está sendo de grande importância para nós, pois permite que possamos realizar ações que beneficiam a população carcerária”, completa. Também estiveram presentes na visita ao Gabinete da Reitoria o diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Acir Portela de Almeida Junior; o chefe de Segurança da CPHSPG, Alan Paes de Castro; e a assessora de direção e responsável pela ala Feminina da CPHSPG, Petruska Niclevisk Sviercoski.

Texto e fotos: Jéssica Natal

 amigurumis Cadeia Pública Hildebrando de Souza Departamento de Polícia Penal do Paraná gato galileu mascote uepg núcleo de atendimento às pessoas com monitoração eletrônica nupem

Divulgação/UEPG

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Caso Braskem: impacto social abala também áreas vizinhas, mostra filme

    A saudade, por onde quer que olhe, passou a estar nas palavras e também no silêncio do vendedor de churros Valdemir dos Santos, de 54 anos. O maceioense, morador do…

    Pé-de-Meia chega hoje para quem se formou no ensino médio em 2024

    Os estudantes participantes do Pé-de-Meia que se formaram no ensino médio em 2024 recebem nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), a parcela de R$ 1 mil referente ao incentivo-conclusão. Outros…

    Deixe um comentário