Como os alunos percebem os espaços de convivência nos campi? Este é o foco da pesquisa “O impacto da convivência em áreas verdes na saúde mental dos membros da UEPG”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenado pelo professor Sandro Xavier de Campos, o trabalho tem como objetivo investigar a percepção de alunos sobre as áreas verdes e a conexão com a saúde mental.
“Queremos entender o quanto os locais com natureza podem ajudar a minimizar o estresse vivido pelos estudantes, e assim discutir possibilidades para que esses locais sejam cada vez mais valorizados e ampliados”, explica o professor Sandro. O projeto começou há seis meses, em sintonia com um movimento mundial em debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Este movimento foi onde se percebeu que quanto mais contato uma pessoa tem com a natureza, menor a possibilidade de adoecimento mental. Ou seja, quanto mais natureza, melhor”, adiciona Sandro.
Os primeiros resultados da pesquisa já estão em análise. “Descobrimos que os integrantes com mais interações com os espaços naturais em seu ambiente universitário, além de mais relaxados, apresentam maior satisfação”, detalha a acadêmica do Bacharelado em Ciências Biológicas e bolsista do projeto, Ana Paula Natal. “Esperamos que a pesquisa ajude a ressaltar a importância dos espaços naturais, não apenas para questões de conservação, mas também para nosso próprio bem-estar”. Para contribuir com os resultados, a comunidade acadêmica pode responder por meio do formulário online (aqui).
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Aline Jasper e Jéssica Natal | Foto de capa: Domi Gonzalez
Divulgação/UEPG