Nos últimos dez anos, a preferência dos brasileiros nas rádios com programação musical se inclina mais para músicas internacionais do que nacionais. Um estudo realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em celebração ao Dia Mundial do Rádio, que ocorre nesta quinta-feira (13), revelou a diversidade musical no Brasil, destacando a influência de artistas de diferentes gêneros e a variação das escolhas musicais por regiões. As análises foram feitas levando em conta os direitos autorais de execução pública nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Uma das principais constatações foi a predominância de artistas internacionais, especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Gêneros como pop, eletrônico e R&B dominaram as paradas, com sucessos como “Shape of You” de Ed Sheeran, “Piece of Your Heart” do trio italiano Meduza e “Get Lucky” da dupla francesa Daft Punk, figurando entre as músicas mais tocadas.
Apesar desse cenário, artistas brasileiros, especialmente do sertanejo, MPB e pop nacional, também ganharam espaço. Faixas como “Medo Bobo”, “Jenifer” e “Erro Gostoso” se destacaram no top 20, com “Flores em Vida” — de Vanessa da Mata e outros — liderando o ranking da região Nordeste.
Para mais detalhes sobre os rankings musicais regionais dos últimos dez anos, acesse a matéria completa.
Fonte: DCmais – https://dcmais.com.br