Castro – O Procon Municipal, em colaboração com a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), orienta os beneficiários do INSS a verificarem em seus holerites ou contracheques a presença de descontos não autorizados. Essa verificação pode ser realizada no site do INSS ou no aplicativo MEU INSS.
“Há um golpe que afetou beneficiários em todo o Brasil com descontos indevidos. Muitos nos procuram para relatar isso; estávamos abrindo processos, mas agora não conseguimos mais restituir os valores, pois as contas da empresa golpista já foram bloqueadas pela Justiça. Estamos, portanto, orientando sobre o cancelamento”, explica Cinara Marques de Souza, dirigente do Procon de Castro. Segundo ela, “essa medida é fundamental para assegurar que valores deixem de ser descontados, uma vez que não houve autorização pelos beneficiários”.
Como identificar descontos:
Se o beneficiário tiver acesso à internet e à senha do MEU INSS, deve acessar o site ou aplicativo e consultar o extrato do seu benefício. Caso encontre cobranças não autorizadas, no próprio aplicativo, deve clicar em MAIS SERVIÇOS / MENSALIDADE ASSOCIATIVA e escolher a opção EXCLUSÃO DE MENSALIDADE DE ASSOCIAÇÃO OU SINDICATO NO BENEFÍCIO.
Se não tiver acesso à internet e à senha do MEU INSS, deve agendar atendimento presencial junto ao INSS pelo telefone 135.
Como se proteger:
– Bloqueie o benefício para empréstimos/descontos e libere apenas quando desejar contratar. Essa medida evita contratações sem sua autorização;
– Empréstimos devem ser autorizados por escrito ou eletronicamente. A contratação por telefone não é permitida;
– Nunca envie fotos de documentos pessoais para desconhecidos. Isso pode ser um golpe;
– Proteja sua senha do Gov.br e não a compartilhe com ninguém;
– Desconfie de ligações que oferecem dinheiro fácil. Muitas vezes, são tentativas de aplicar golpes;
– Leia atentamente os contratos antes de assinar qualquer serviço ou empréstimo. Em caso de dúvidas, procure o Procon de sua cidade;
– Converse com outros aposentados sobre essas situações. Compartilhar informações ajuda a prevenir novos casos;
– Auxilie pessoas próximas, como parentes, vizinhos e amigos, a verificar se há algum desconto indevido no seu benefício.
Informações/PáginaUm