sexta-feira, abril 18, 2025
HomeEducaçãoProfessores da UEPG tomam posse em comitês que julgam projetos na Fundação...

Professores da UEPG tomam posse em comitês que julgam projetos na Fundação Araucária – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Dezesseis professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tomaram posse, nesta segunda-feira (14), como membros dos Comitês Assessores de Áreas (CAAs), da Fundação Araucária. Ligado ao Governo do Paraná, a fundação atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os membros dos CAAs são pesquisadores com experiência comprovada em suas áreas de conhecimento, responsáveis por avaliar e selecionar projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária. O professor Bruno Pedroso assumiu a coordenação da área de Ciências da Saúde, enquanto o professor José Danilo Szezech Júnior será o vice-coordenador da área de Ciências Exatas e da Terra.

Além deles, outros 14 docentes da UEPG tomaram posse como membros dos CAAs de todas as áreas do conhecimento: Adriel Ferreira da Fonseca e Aline Alberti (Ciências Agrárias); Iriane Eger e Marcelo Ricardo Vicari (Ciências Biológicas); Priscileila Colerato Ferrari (Ciências da Saúde); Barbara Celânia Fiorin (Ciências Exatas e da Terra); Paola Andressa Scortegagna e Simone de Fátima Flach (Ciências Humanas); Mirna de Lima Medeiros e Augusta Pelinski Raiher (Ciências Sociais Aplicadas); Evaldo Toniolo Kubaski e Eduardo Pereira (Engenharias); Josie Agatha Parrilha da Silva e Silvana Oliveira (Linguística, Letras e Artes).

A composição dos CAAs ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa que integram o Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), composta por 18 instituições sediadas e atuantes no Paraná. Ao todo, são 216 pesquisadores membros dos oito comitês.

Somente em 2024, a Fundação Araucária lançou 57 programas de apoio à pesquisa e concedeu 7.453 bolsas, totalizando R$ 285 milhões em recursos aprovados para fomentar a ciência no estado do Paraná. “A Araucária tem uma relevância muito grande para o fomento à pesquisa na UEPG. Recentemente, tivemos a implementação de 25 bolsas de mestrado e doutorado, além de um número significativo das bolsas de iniciação científica e de extensão”, destaca o professor Bruno Pedroso.

Texto: João Vitor Pizani, com informações da Fundação Araucária e da Agência Estadual de Notícias (AEN). Fotos: João Vitor Pizani e Fundação Araucária (divulgação)

 

 bolsas de pesquisa Ciência Fundação Araucária UEPG

Divulgação/UEPG

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Mais lidas