A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Propesp-UEPG) inicia em 2025 o projeto para estabelecer uma política institucional na área para a próxima década. A partir de maio, acontecem as Conferências Institucionais, sob o tema “A UEPG que queremos para os próximos 10 anos: a ciência nos espaços local, regional, nacional e internacional”. Alunos, docentes e agentes universitários são convidados a participar ativamente e agendar reuniões junto à Propesp.
As Conferências buscam garantir uma ampla participação da comunidade universitária e a pluralidade de ideias. De acordo com pró-reitor da Propesp, professor Renê Hellman, “este é o momento para fazer uma análise profunda sobre tudo o que conquistamos até aqui e tudo o que ainda podemos conquistar e, com isso, possamos construir uma política de pesquisa e pós-graduação que guiará o caminho da Universidade para os próximos 10 anos”. O professor destaca que as Conferências são uma construção coletiva, “porque torna todos nós partícipes das decisões e responsáveis pelos rumos que vamos seguir daqui por diante”.
Para organizar as reflexões e os debates, as Conferências estão estruturadas em cinco eixos temáticos: eixo 1 – pesquisa científica; eixo 2 – inserção social; eixo 3 – internacionalização; eixo 4 – acesso permanência de pesquisadores; eixo 5 – ensino, pesquisa e extensão. Os eixos contam com um Documento de Referência específico, que serve de guia para estabelecer um diagnóstico das principais fragilidades e potencialidades. Com base nos debates, os Programas e Setores de conhecimento devem propor diretrizes, objetivos e estratégias, no seu âmbito de atuação, para a próxima década. Os documentos estão disponíveis no link aqui.
Texto e fotos: Jéssica Natal
Divulgação/UEPG