O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nesta quarta-feira (7), a realização de um concurso público com o objetivo de fortalecer a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná. Ao todo, estão disponíveis 625 vagas para diversos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, que atuarão nos 399 municípios do estado, organizados por meio das 22 Regionais.
Das vagas, 309 são para o cargo de Promotor de Saúde Profissional e abrangem funções de nível superior, como 80 para enfermeiros, 71 para médicos, 71 para farmacêuticos, 13 para biólogos, além de assistentes sociais, psicólogos e odontólogos. Também estão abertas 316 vagas para Promotor de Saúde Execução, de nível técnico, que incluem 206 para técnicos de enfermagem, 80 para técnicos de laboratório e 30 para técnicos de Segurança do Trabalho.
Ratinho Junior enfatizou que essa ampliação de recursos humanos é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões paranaenses. Ele ressaltou que o último concurso da Secretaria de Saúde ocorreu em 2016 e que as provas estão previstas para o segundo semestre deste ano ou o início do próximo, visando atrair novos profissionais.
Conforme a Sesa, a contratação desses novos colaboradores deverá gerar um impacto de R$ 80 milhões anuais na folha de pagamentos. O governador atribuiu essa viabilidade à boa organização financeira do estado.
A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), responsável pela organização do concurso, prevê a formação da comissão do certame até 21 de maio e a publicação do edital na primeira quinzena de novembro.
Além da novidade no concurso, o governo também abrirá um prazo para promoções funcionais dos servidores da Saúde, que poderão protocolar seus pedidos entre 14 de julho e 1º de agosto. Aproximadamente 5.500 servidores que atenderem aos requisitos poderão avançar em suas carreiras. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que essas iniciativas demonstram o compromisso do governo com a valorização dos profissionais de saúde.
As promoções serão concedidas com base em títulos, escolaridade e merecimento, beneficiando cerca de 80% dos profissionais da área e gerando um impacto de R$ 150 milhões anuais na folha de pagamento.
Fonte: BNT Online