
Castro – A Prefeitura de Castro iniciou um mutirão de ressonâncias magnéticas no sábado (15). Ao todo, foram atendidas 30 pessoas e a expectativa é atender mais 70 pacientes nos próximos finais de semana. O objetivo do Município é reduzir a fila de espera, que atualmente conta com mais de 350 pessoas, algumas das quais chegam a aguardar mais de seis meses pelo exame.
“Quando o médico pede um exame, ele tem uma urgência em ver os resultados. Não adianta solicitar uma ressonância e levar meses para receber o resultado. É jogar dinheiro fora. Por isso, estou feliz hoje, pois estamos começando a resolver o problema da ressonância magnética, que era a situação mais complicada”, comenta o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.
O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explica que o objetivo da gestão é reduzir o tempo de espera pelo exame. “Recebemos uma quantidade enorme de exames de ressonâncias represados na Secretaria de Saúde, em torno de 350 exames. Nossa esperança é que, em três meses, essa fila diminua para um tempo aceitável”.
Matilvani destaca que os mutirões eram uma tradição em Castro e no Brasil, e a intenção é retomar essa prática. “Os mutirões eram comuns quando amigos, em uma ação solidária e de companheirismo, ajudavam alguém da comunidade a realizar uma grande tarefa. Queremos resgatar isso em Castro: solidariedade e companheirismo”.
Humanização da Saúde
Doutor Reinaldo conta que melhorar a saúde, por meio da humanização, é um dos principais objetivos de sua gestão. “Estamos realizando, com certa rapidez, um dos nossos compromissos de campanha que é a humanização da saúde. Por isso, escolhi o Matilvani para o cargo de secretário, pois ele tem a mesma visão da medicina que eu: uma visão social e humana, entendendo o sofrimento das pessoas”.
Aumento no repasse
As ressonâncias magnéticas e outros exames especializados são realizados pela Prefeitura em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), que recebe um aporte mensal de recursos do Município e contrata clínicas e médicos especializados. Para ampliar a oferta de consultas e o acesso da população a esses exames de média e alta complexidade, a Prefeitura de Castro quase dobrou o valor repassado ao Consórcio neste ano. Em 2024, o repasse foi de R$ 876 mil e, em 2025, o valor será de R$ 1.552.113,00, conforme decreto assinado em janeiro pelo prefeito Reinaldo Cardoso.
Criado em 2001, o Consórcio é uma instituição pública, intermunicipal, que faz a gestão de serviços na área de saúde, como consultas especializadas e exames de auxílio em diagnósticos de média e alta complexidade.
Informações/PáginaUm