A Diabetes Mellitus Gestacional e a Toxoplasmose foram os principais tópicos discutidos durante uma capacitação realizada para a equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) em Sengés, na última semana. A formação foi promovida pela equipe da Linha de Atenção à Saúde Materno Infantil da subsede de Castro, parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde).
A enfermeira da subsede de Castro, Eduarda Bueno, destacou a importância do encontro: “Realizamos o alinhamento do fluxo de trabalho, promovendo o fortalecimento da integração entre as equipes. Além disso, trazemos materiais para apresentação sobre algumas doenças que afetam as gestantes.”
A coordenadora da APS de Sengés, Fabiane Alberti Lobo, comentou sobre as iniciativas do município: “Estamos utilizando as Linhas Materno Infantil e da Saúde Mental oferecidas pelo CimSaúde, através do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. No momento, estamos aproveitando as vagas para pré-natal, uma vez que a vinculação para o hospital de referência depende desse acompanhamento.”
A descentralização dos serviços do CimSaúde, com a inclusão de profissionais nos municípios, tem trazido benefícios significativos para a população de Sengés, que está a mais de 100 quilômetros da subsede de referência. “Atualmente, contamos com dois pediatras e, na Saúde Mental, temos um médico psiquiatra e quatro psicólogos,” afirmou a coordenadora.
Mais informações no portal DC+: Sengés recebe capacitação de doenças na gravidez.