Trote Solidário é oficializado entre UEPG, Atléticas e a Prefeitura Municipal – Universidade Estadual de Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social e a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias (AAAEE) Los Bravos assinaram um convênio para a efetivação do Trote Solidário em 2025. O objetivo é a realização de ações de responsabilidade social para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e entidades socioassistenciais de Ponta Grossa.

Na prática, os alunos arrecadam e distribuem alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias necessitadas, assistidas pelo município. As arrecadações são realizadas de porta em porta nos bairros da cidade e em pontos de coleta nos mercados locais. O Trote Solidário, que teve início em 2011 com os alunos de Agronomia da UEPG, cresceu e se consolidou como uma tradição na Universidade. Em 2019, os cursos das engenharias se uniram à causa, e a Los Bravos assumiu a organização principal. Desde então, o evento se expandiu e passou a arrecadar os produtos para instituições assistenciais locais.

Em 2025, a expectativa é envolver 350 calouros dos sete cursos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate), além de 80 alunos voluntários na organização. Ao longo dos anos, os trotes solidários arrecadaram, com doações e recursos de atividades festivas, mais de 15 toneladas de alimentos, destinados à montagem de cestas básicas para os Cras da cidade.

O reitor Miguel Sanches Neto destacou que ações como o trote solidário “formam um senso de solidariedade e de fazer o bem comum”. “Além disso, as ações desse tipo têm a função de combater aquele trote de constrangimento, algo que ao longo dos anos temos conseguido eliminar quase que completamente. Por isso, o convênio é bem-vindo, pois potencializa o que podemos fazer de bom pela sociedade”, declarou.

A secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Camila Sanches, parabenizou os acadêmicos e disse que espera que “o bom exemplo se espalhe por outras Atléticas e que outros coletivos se inspirem neles”. “Fiquei impressionada com a quantidade de alimentos e recursos que eles arrecadam. Fazer esse tipo de ação em uma universidade pública, de certa forma, é devolver algo positivo para a sociedade que nela investe”, afirmou a secretária.

O presidente da Atlética, João Pedro Venske Pupo, aluno do 3º ano de Engenharia Civil, afirmou estar ansioso para iniciar as arrecadações. “Para nós é um orgulho poder ter ajudado e estar ajudando a fazer o bem, é algo que nos dá ânimo para estudar e para a vida”, explicou.

Participaram da assinatura do convênio, além do reitor Miguel Sanches Neto, da secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Camila Sanches, e de João Pedro Venske Pupo, o assessor municipal Reinald Mendes, a diretora do Centro Social, Eliza Pizzol e, pela Atlética, os alunos Vitor Rafael de Macedo, Gustavo Colman Martins e Tarcisio Razori Leal.

Sobre a Los Bravos

A Associação Atlética Acadêmica das Engenharias Los Bravos é uma organização estudantil da UEPG que reúne os Centros Acadêmicos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Software e Zootecnia, e o Programa de Ensino Tutorial de Engenharia de Alimentos. A Los Bravos tem como objetivo promover a integração entre os alunos, incentivar a prática esportiva e organizar eventos sociais e culturais na universidade.

Texto e fotos: Helton Costa | Foto de Capa: Aline Jasper

 atletica Educação de Qualidade los bravos Miguel Sanches Neto Prefeitura solidário trote UEPG

Divulgação/UEPG

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Estudantes apontam impactos do Pé-de-Meia e já planejam futuro

    A estudante Eduarda Caetano, de 17 anos, que faz o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, além de um curso técnico de contabilidade com duração de dois…

    Seguem abertas as inscrições para mais de 1.300 vagas de transferências na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Continuam abertas as inscrições para as mais de 1.300 vagas disponíveis nas transferências externas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O prazo final para se inscrever é 23 de…

    Deixe um comentário