A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg), em colaboração com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e o Departamento de Estudos da Linguagem da UEPG, lançou um edital de chamamento público para o credenciamento de profissionais como tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é atender às demandas da Universidade, garantindo a acessibilidade comunicacional para a comunidade surda.
O edital, de número 22/2025, busca profissionais autônomos ou empresas com Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) que atuem na área. Os interessados terão entre os dias 24 de fevereiro e 02 de março de 2025 para realizar a inscrição. Serão disponibilizadas cinco vagas e aqueles que não forem selecionados de imediato, poderão compor um cadastro de reserva e serem chamados futuramente, de acordo com a necessidade da UEPG.
Das inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do e-mail prae@uepg.br. No assunto da mensagem, deve constar a seguinte identificação: “Edital de Seleção Profissional Tradutor e Intérprete de libras – Edital n°22/2025”. A documentação exigida, incluindo a ficha de inscrição preenchida e assinada, cópias de documentos pessoais e comprovantes de formação, deve ser anexada à mensagem em um único arquivo. O edital completo está neste link.
Para se candidatar, os interessados devem possuir graduação em Letras/Libras-Português (Bacharelado) ou em qualquer outra área, desde que apresentem certificado de proficiência em tradução e interpretação de Libras, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Educação do Paraná, pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos ou pelos Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS. A carga horária semanal de trabalho será de 20 ou 30 horas, distribuídas em diferentes turnos.
O processo seletivo será composto por duas etapas: homologação da inscrição e análise dos requisitos obrigatórios (de caráter eliminatório) e entrevista com o profissional, que poderá ser presencial ou remota. A análise do currículo Lattes e dos documentos comprobatórios também será considerada.
Os profissionais selecionados serão contratados por tempo determinado, condicionado à disponibilidade financeira e orçamentária da Fauepg. O edital prevê a publicação dos resultados e demais informações na página da FAUEPG, no endereço eletrônico https://www.fauepg.org.br, no dia 07 de março, com início dos trabalhos já no dia 12 do mesmo mês.
Texto e foto: Helton Costa.
Divulgação/UEPG