A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem três cursos da graduação com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a melhor graduação em Zootecnia do Brasil. Os resultado foi divulgado nesta sexta-feira (11), referente à avaliação feita em 2023. Dos oito cursos avaliados, Agronomia, Enfermagem e Zootecnia atingiram a nota 5.
A avaliação do Enade de 2023 atribuiu nota aos cursos de Agronomia (5); Enfermagem (5); Farmácia (4); Medicina (4); Odontologia (4); Zootecnia (5); Engenharia Civil (4); e Engenharia de Alimentos (3). O curso de Zootecnia foi o único da UEPG a alcançar nota 5 nas três categorias: Conceito Enade; Indicador de Diferença; e Conceito Preliminar de Curso – este considera o desempenho dos estudantes na prova, o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos, o perfil do corpo docente, além da percepção dos estudantes sobre o curso. “É uma excelente notícia para o curso de Zootecnia, realmente um grande reconhecimento”, comemora a coordenadora, professora Valéria Rossetto Barriviera. “Soubemos dessa conquista e ficamos imensamente felizes com o resultado. Com certeza, é fruto de um esforço coletivo e de um trabalho de qualidade realizado por todos – alunos, professores e a equipe técnica e administrativa e integração com a pós-graduação”, adiciona.
O curso de Zootecnia foi criado na UEPG em 2001, e ao longo dos anos acumula conquistas e premiações. “É um trabalho contínuo para preparar os alunos para serem bons profissionais. Durante a graduação, os estudantes têm acesso a atividades de capacitação, cursos e acompanhamento dos conteúdos práticos”, acrescenta Valéria. Para manter o excelente nível de desempenho, os planos para o futuro são realizar formação contínua de acadêmicos e professores, com foco na inclusão de alunos e na incorporação de novos temas relacionados ao meio ambiente, curricularização da extensão e internacionalização. “Essas diretrizes estão sendo trabalhadas no novo Projeto Pedagógico do Curso. Além disso, serão desenvolvidas ações voltadas ao ingresso e à permanência dos estudantes no curso de Zootecnia da UEPG, sempre com ênfase na responsabilidade social do zootecnista e na consciência ambiental. O objetivo é manter o excelente desempenho alcançado”, completa.
Agronomia manteve a nota máxima da última avaliação, realizada em 2019. Atualmente, o curso está em 15º no Brasil e em 3º na região sul e no Paraná (quesito IES públicas). “Recebemos a notícia como um reconhecimento do esforço de alunos, funcionários e professores em manter o nível de excelência de formação de Engenheiros Agrônomos da UEPG”, destaca o coordenador do curso, professor Eduardo Agnellos Barbosa. Desde do início das avaliações nacionais, em 2000, são 10 notas máximas conquistadas pelo curso de Agronomia. “Há um esforço contínuo dos profissionais do curso, Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia, Pró-Reitorias e Reitoria em melhorar a estrutura humana e física para melhor atender as expectativas de nossas alunos”.
O curso de Enfermagem também obteve a nota máxima nesta edição. Para a coordenadora do curso, professora Ana Luzia Rodrigues, “esta nota representa um esforço de fortalecimento da Enfermagem, começando pelo nosso novo Departamento e com a condução da coordenação de curso, a qual planejou atividades com os alunos para reforçar o conteúdo dos cinco anos de curso”. Todo o planejamento e organização resultou na nota máxima e no reconhecimento do curso, sendo o terceiro melhor do Paraná e sexto melhor do sul do país entre as Universidades Públicas. “Isso é um marco na nossa história”, acrescenta.
“Recebemos os resultados do Enade 2023 com muita alegria, pois continuamos sendo uma universidade de excelência”, destaca Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, diretora de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). “Tivemos três cursos com nota máxima, sendo que dois deles alcançaram essa posição nesta edição, e ainda o curso de Zootecnia ficou em 1º lugar no Brasil. Esses resultados só demonstram o quanto nossa comunidade universitária esta engajada e remando para o mesmo lado”, adiciona.
Confira os resultados dos cursos da UEPG, avaliados em 2023, no site da Proplan (aqui).
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Aline Jasper, Domi Gonzalez, Jéssica Natal, Larissa Godoy.
Divulgação/UEPG