HomeEducaçãoUEPG inicia primeira especialização em TCI do Brasil – Universidade Estadual de...

UEPG inicia primeira especialização em TCI do Brasil – Universidade Estadual de Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é pioneira no campo das Práticas Interativas e Complementares em Saúde (PICS). Isso porque a primeira pós-graduação em Terapia Comunitária Integrativa (TIC) no país teve sua aula inaugural realizada no dia 14 de fevereiro. Com isso, a Universidade se torna referência nacional e internacional no estudo da promoção do bem-estar e da felicidade, alinhada aos princípios da saúde coletiva e da construção de redes de cuidado.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, participou da abertura e destacou a presença de diversas autoridades, como a presidente da Fundação Municipal de Saúde e o vice-presidente da Câmara de Vereadores. “Para nós é um grande orgulho contribuir em uma área que tem potencial muito grande, para melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes e das pessoas. Além disso, é um tipo de tratamento humanizado com baixo custo e muito interessante, realmente, pra pra saúde pública do país”, destaca.

De acordo com a professora Milene Zanoni, coordenadora da especialização e do Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI-UEPG), quem atua nessa área contribui diretamente para o fortalecimento de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), e também para as áreas da educação e assistência social. Além disso, há amplas possibilidades de atuação no setor privado e no terceiro setor, ampliando as oportunidades profissionais e a inserção da TCI em diferentes contextos sociais.

“A primeira turma conta com 45 alunos inscritos, trazendo uma grande diversidade de histórias de vida, profissões, talentos, culturas e religiões. As aulas serão realizadas de forma híbrida, combinando encontros presenciais e atividades online, para garantir acessibilidade e aprofundamento prático dos conteúdos. O curso tem duração de aproximadamente 15 meses, permitindo uma formação completa e imersiva na metodologia da TCI”, afirma a professora Milene.

Os temas abordados nas aulas incluem saúde mental, autoconhecimento, autotransformação, escuta qualificada, acolhimento e criação de vínculos. Mais do que uma abordagem teórica, a especialização trabalha esses temas por meio de vivências que possibilitam aos participantes entrarem em contato com suas emoções e aprenderem coletivamente, a partir das experiências uns dos outros.

Além disso, a UEPG possui uma estrutura robusta que garante sustentabilidade e relevância social e sanitária ao curso. A Universidade conta com o Ambulatório de Saúde Integrativa e implantou o serviço SerMAIS (Serviço Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde) nos Hospitais Universitários (HUs), ampliando o acesso da população a cuidados inovadores e humanizados. A especialização também tem parcerias estratégicas com os municípios, em especial Ponta Grossa, com a 3ª Regional de Saúde e com a Secretaria de Educação de Ponta Grossa, reforçando sua conexão com a realidade local e fortalecendo políticas públicas de saúde e bem-estar.

Texto e fotos: Tierri Angeluci

 Educação de Qualidade HU-UEPG Saúde e Bem Estar TCI Terapia Comunitária Integrativa UEPG

Divulgação/UEPG

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Mais lidas