A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou da cerimônia de lançamento do Instituto de Ciência e Tecnologia dos Campos Gerais (ICT), da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), na manhã desta quinta-feira (22), no Lago de Olarias. Na ocasião, o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, representou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), em uma cerimônia conduzida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Unilivre, responsáveis pela implantação do ICT Campos Gerais.
Com investimento de R$ 90 milhões, o futuro ICT será instalado em uma reserva particular do patrimônio natural próxima ao Lago, cedida para receber o investimento, e atuará no desenvolvimento de pesquisas sobre meio ambiente e novas tecnologias, com destaque para a criação de inteligências artificiais. O Governo do Estado atuará para a implantação por meio da Seti, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (Sei).
O vice-reitor da UEPG destaca a grande honra em representar a Seti em um momento histórico para o desenvolvimento científico em Ponta Grossa. “Nossa expectativa é que a UEPG ganhe um novo parceiro para desenvolver estudos na área ambiental e desenvolvimento de inteligências artificias. Com certeza será um ganho para nós, para a cidade e para a ciência em nosso estado”. A coordenadora da pós-graduação em Gestão Ambiental da UEPG, professora Ana Cláudia Barana, ressalta o potencial de Ponta Grossa para o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema: “A vinda da Unilivre consolida a importância de debatermos, enquanto pesquisadores, uma cidade que cresce ao mesmo tempo que preserva sua natureza”.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades do município, do governo do Estado e representantes do setor empresarial. O secretário de Inovação do Paraná Alex Canziani representou o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, no evento. “O Paraná se destaca em investimentos nas áreas de ciência e tecnologia e inovação. São esses investimentos que atraem talentos que transformam a sociedade e as nossas cidades”, exaltou Canziani.
O presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou o apoio do governo estadual para a criação do projeto e a necessidade de criar soluções inovadoras para as cidades. “Nossa cidade bicentenária está se preparando para os próximos duzentos anos. A vinda do ICT Campos Gerais nos permitirá pensar em uma Ponta Grossa mais conectada com a natureza, preocupada com o bem-estar da nossa população”, declarou emocionada a prefeita Elizabeth Schmidt.
Texto e fotos: Gabriel Miguel
Divulgação/UEPG