Na última semana, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu parceiros de longa data na produção de conhecimentos, oriundos de universidades da Espanha e dos Estados Unidos. O professor Manuel Gadella, da Universidade de Valladolid, Espanha, ministrou curso para o Programa de Pós-graduação em Física. O professor Ivo Zuttion, da Universidade de Nebraska, EUA, palestrou para alunos de Agronomia sobre agricultura irrigada. Ambas as visitas reforçam o papel da UEPG no cenário internacional de difusão das ciências.
Parceiros pela ciências
Na última semana, o PPG em Física da UEPG recebeu um parceiro de longa data: o professor Manuel Gadella, da Universidad de Valladolid (UVa), que trouxe seus conhecimentos sobre física matemática e mecânica quântica. Ao longo de dez dias em que esteve no Brasil, Gadella ministrou seminário de pesquisa para alunos da pós-graduação sobre espaços de Hilbert manipulados e lecionou para a disciplina “Curso de métodos matemáticos para mecânica quântica”, do PPG.
Referência mundial em Física Matemática e autor de diversos livros sobre métodos matemáticos em mecânica quântica, mecânica estatística, ciências e engenharia, o professor Manuel Gadella é parceiro de longa data da UEPG, que já recebeu sua visita em outros momentos. Sua colaboração, por meio da UVa, com a instituição data de 2019, quando editou com o professor José Tadeu Lunardi, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, material sobre interações de contato em mecânica quântica no periódico Frontiers in Physics. Em 2023, com sua primeira vinda à Ponta Grossa, foi assinado termo de cooperação internacional entre a UEPG e a UVA.
Aos alunos que assistiram à apresentação, Gadella destacou a satisfação em voltar à universidade parceira. “Muito contente em poder retornar à UEPG para dar continuidade a esta parceria que vem promovendo uma rica troca de conhecimentos nas áreas de física matemática e física quântica”. O professor José Tadeu Lunardi avalia que a visita do parceiro fortalece ainda mais a colaboração científica já em curso entre a UEPG e Valladolid. “Espera-se que em um futuro próximo viabilize a mobilidade de docentes e alunos entre as instituições para aprofundar as atividades de internacionalização da UEPG”, exalta.
Além de ministrar aulas para os estudantes, o professor espanhol também participou de reuniões de trabalho e dialogou com o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto e a equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI). Na visita ao gabinete da reitoria, em 02 de abril, Gadella e Lunardi trouxeram ao reitor o impacto da parceria para o desenvolvimento científico da UEPG. “Nossa UEPG é a número um, entre as universidades estaduais do Paraná, no fomento à parcerias internacionais para a produção do conhecimento e a transferência de tecnologias”, exalta Sanches Neto ao falar sobre o protagonismo da UEPG no desenvolvimento da internacionalização.
Troca de experiências
O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPG Agro) da UEPG foi palco de mais uma parceria internacional carregada de novos conhecimentos. O professor Ivo Zuttion, da Universidade de Nebraska (University of Nebraska), EUA, trouxe a palestra ‘Agricultura irrigada americana: a experiência de Nebraska’, em 1º de abril. O evento ocorreu no auditório do Bloco E, no campus Uvaranas, e contou com a presença de alunos e professores do PPG e também de graduação em Agronomia.Em sua fala, Zuttion aborda os principais aspectos e curiosidades da agricultura irrigada nos Estados Unidos, com ênfase nos avanços tecnológicos recentes no manejo da irrigação, incluindo o uso de sensoriamento remoto para estimativa de evapotranspiração e torres de fluxo Eddy. “Meu objetivo principal foi trazer um pouco da realidade da agricultura irrigada dos EUA, com ênfase na gestão dos recursos hídricos do estado de Nebraska. Também busquei abordar sobre as oportunidades em fazer um estágio e interagir com outras instituições internacionais, como uma forma de motivar os estudantes a abraçar oportunidades como esta”, explica o convidado.
Para o professor Eduardo Agnellos, do PPG-Agro, a possibilidade de trocar experiências com um pesquisador brasileiro que trabalha em outro país é a chance de abrir portas para o desenvolvimento de parcerias e projetos futuros. “Isso abre as portas para o curso de Agronomia da UEPG para a gente firmar projetos e colaborações. Também é uma grande oportunidade para o professor Ivo e a Universidade de Nebraska conhecerem um pouco da realidade da agricultura dos Campos Gerais, a região berço da técnica de plantio direto, pioneira em aspectos de conservação”, exalta.
Texto e fotos: Domitila Gonzalez e Gabriel Miguel
Divulgação/UEPG