A campanha de vacinação contra a gripe em Castro terá início na próxima terça-feira, dia 1º, e será realizada em diversas unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. O principal objetivo é imunizar a população prioritária contra o vírus Influenza, especialmente com a chegada do inverno, que aumenta o risco de contágio. A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) disponibilizou cerca de 3 mil doses para esta fase inicial.
Os grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, incluem trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e deficientes permanentes. Também estão incluídos caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, dos Correios, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema penal e aqueles que estão privados de liberdade.
As vacinas serão aplicadas nas UBSs que têm sala de vacinação, que são: Arapongas, Alvorada, Bom Jesus, Cantagalo, Jeovah Ribeiro, Morada do Sol, Primavera e Rosário, além das localidades de Castrolanda, Tronco, Guararema, Abapan e Socavão. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h.
O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, enfatiza a importância da vacinação para reduzir a circulação do vírus e prevenir complicações graves, como pneumonia. A vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, mas é contraindicada para crianças menores de seis meses e para pessoas com histórico de reações anafiláticas.
A Secretaria de Saúde também orienta que os cidadãos levem a carteira de vacinação para verificar possíveis pendências. No sábado (05), um mutirão na UBS Bom Jesus oferecerá todas as vacinas do Calendário Nacional para diferentes faixas etárias, representando uma oportunidade importante para garantir a proteção da população.
Fonte: BNT Online