sexta-feira, maio 2, 2025
HomeVideosVídeo: COMO A FALTA DE PLANEJAMENTO DESTRÓI CIDADES | CORTES DO EDSON...

Vídeo: COMO A FALTA DE PLANEJAMENTO DESTRÓI CIDADES | CORTES DO EDSON CASTRO

-


Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

28 COMMENTS

  1. O Brasil é uma vergonha no quesito urbanístico, o país foi completamente assolapado durante o século XX. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador foram devastadas pelo êxodo rural.
    Ao meu ver essas cidades não possuem a solução definitiva, somente medidas paliativas que com o tempo vão sendo superadas.
    Podem reclamar o quanto quiserem dos EUA, mas as cidades americanas são excelentes em termos de zoneamento.

  2. O problema do Brasil é simples.

    Fomos colonizados por europeus e as nossas cidades cresceram com o padrão europeu de urbanização. Porém, pela década de 50, Juscelino e toda aquela geração resolveu americanar o Brasil focando em incentivo aos automóveis em detrimento das ferrovias. Isso acabou com as nossas cidades.

  3. Os vídeos do Raul são muito, muito bons pra criar consciência urbana nas pessoas. As críticas são muito bem colocadas e explicadas. Mas (e um grande MAS aqui) a adaptação ou requalificação de uma cidade é MUITO complexa.

    As teorias da cidade de 15 minutos, os "olhos da rua" de Jane Jacobs, as superquadras de Barcelona, são muito interessantes, porém, nunca testadas em uma cidade do tamanho de São Paulo. Existe um conceito interessantíssimo da Acupuntura Urbana de Jaime Lerner, mas pra isso precisa de uma enorme vontade política.

    Tenho 2 vídeos aqui nesse perfil sobre NIMBY em São Paulo e sobre adensamento. Obviamente, eu recomendo hahahahaha

  4. Cara, o canal do Raul mudou muito a minha visão de cidade. Eu nunca tinha pensando em como faz diferença morar em um lugar com prédios que tem a tal "fachada ativa".
    Outro canal que eu gosto muito e não tem muita visibilidade é o Arquitetura Esquecida do Gabriel Rosa.

  5. Volumes e volumes de planos é o que mais temos no Brasil. Boas leis (nao perfeitas, mas muito boas) como o estatuto da cidade e o código florestal também. Ocorre que ou esses planos nao são implementados (pouquíssimas cidades tiveram força política pra aplicar o Estatuto da cidade) ou os planos são desenhados tendo o pior mercado imobiliário como co autor. E a desigualdade de condições espaciais é o retrato físico da estrutura socioeconômica, por sua vez endossada pelo estado. Vale chanar algum pesquisador/ pesquisadora da área pra trocar uma ideia, pois a iniciativa de falar sobre cidades é muito boa.

  6. Uma coisa que não foi falada mas é muito importante: É preciso tirar o protagonismo e dependência dos veículos automotores, como motos, carros e caminhões, brasileiro associou carro e moto a status e assim que possível dá um jeito de comprar um, além de que as cidades foram feitas para beneficiar esses veículos, ai quem não tem esse tipo de veículo, tem mais dificuldade de se locomover, é preciso mostrar que dá pra pessoa viver bem com outros meios de transporte, como metrô, ônibus, bicicleta, BRT ou mesmo a pé, além de incentivar a coletividade, pois o veículo automotor incentiva a individualidade: "Só eu e o meu veículo importa aqui no trânsito, o resto que se lasque" já passou da hora do carro ser um veículo secundário, e não o principal meio de transporte

  7. Acho errado afirmar que cidades foram fundadas ou criadas por falta de planejamento, erro pode ser; Maioria das cidades brasileiras começaram pela igreja com abertura para o leste ou nascer do sol e no marco zero indicando pelo menos os quatro pontos cardeais. Ocupação desordenada como em São Paulo que teve pico de 250% ao ano destruiu qualquer planejamento, com 5% ao ano pode ser suficiente para derrubar qualquer planejamento; rodo anel já prova isso segundo estudos mesmo com estado crescendo menos de 2% ao ano.
    Acho que região do Brás possui menos área arbórea da cidade com 7%, onde moro em 2022 em toda a área urbana tinha apenas 6%. São Paulo é uma das únicas cidades do mundo que tem 20% de seu território/perímetro urbano composta por parques e praças, meta é alcançar 50% de área arbórea; muitos tem imóvel de 125 m² e ocupa os 125m², quando chove para onde vai??????? acho que estão pensando na mobilidade e individualismo.
    Belo Horizonte, Rio de Janeiro , Brasília e outra cidades têm mais carro em proporção do que São Paulo e é a grande culpada inclusive por moradores.

  8. Um dos maiores problemas problema é a centralização de capital, entrelaçado com o baixo investimento em transporte público e infraestrutura.
    Resultado, o trabalhador e o mais pobre que dependem do transporte público por exemplo toma no cool como sempre.

    Mas é isso ai né, brasileiro médio 80 de Qi( abaixodo macaco): "FaÇA o L🤪" " "bAndIDo bOm é BAndidO MoRTo, tA OK?🤪".

Must Read