terça-feira, fevereiro 25, 2025
HomeNotíciasBrics deve promover nova ordem mundial, defende chanceler brasileiro

Brics deve promover nova ordem mundial, defende chanceler brasileiro

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, abriu nesta terça-feira (25) a primeira reunião de 2025 das lideranças diplomáticas do Brics, em Brasília, destacando que, em um mundo convulsionado por crises e tensões geopolíticas, o bloco de potências emergentes deve promover nova ordem mundial.

“Neste cenário em evolução, o Brics tem um papel crucial a desempenhar na promoção de uma ordem mundial mais justa, inclusiva e sustentável. Um mundo multipolar não é apenas uma realidade emergente. É um objetivo compartilhado”, defendeu o chanceler brasileiro. 

Mauro Vieira destacou que o bloco incorpora as aspirações do Sul Global, e defendeu as pautas históricas da organização, como a promoção de mecanismos financeiros alternativos; a reforma das instituições multilaterais de governança global e a expansão do uso de moedas locais.

A primeira reunião dos Sherpas do Brics, diplomatas que lideram as delegações de cada país nas negociações, segue até esta quarta-feira (26).


Brasília (DF) 25/02/2025 O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o  sherpa do Brasil no BRICS, embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, participam da primeira reunião de sherpas do BRICS sob a presidência brasileira   Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 25/02/2025 O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o  sherpa do Brasil no BRICS, embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, participam da primeira reunião de sherpas do BRICS sob a presidência brasileira   Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, preside a primeira reunião do Brics em 2025 sob a presidência brasileira – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mauro Vieira avaliou que os princípios do multilateralismo – que é a cooperação de vários países para atingir um objetivo comum – estão sendo testados pela nova conjuntura internacional e que instituições de longa data, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), lutam para se adaptar às mudanças recentes na política e economia global.

“As necessidades humanitárias estão crescendo, mas a resposta internacional continua fragmentada e, às vezes, insuficiente. Se quisermos enfrentar esses desafios, precisamos defender uma reforma abrangente da arquitetura de segurança global”, afirmou Mauro Vieira.

O chanceler lembrou que hoje o Brics representa quase metade da população global, tem 39% do Produto Interno Bruto (soma dos bens e serviços produzidos, PIB) do planeta e é responsável por 50% da produção de energia no mundo

“Este grupo do Sul Global e nosso papel na formação no futuro nunca foram tão significativos. A recente expansão do Brics de cinco para 11 membros foi um grande desenvolvimento”, completou

Inteligência artificial

A agenda do Brics este ano, sob a presidência brasileira, tem promovido a necessidade de se construir uma governança global da inteligência artificial (IA), que evite que a ferramenta seja usada para ampliar as desigualdades no mundo.

“[A IA] não pode ser ditada por um punhado de atores enquanto o resto do mundo é forçado a se adaptar a regras que eles não tiveram papel na formação. Devemos defender uma abordagem multilateral, que garanta que o desenvolvimento da inteligência artificial seja ético, transparente e alinhado com o interesse coletivo da humanidade”, defendeu Mauro Vieira.

Comércio e clima

Outra prioridade citada pelo ministro Mauro Vieira, na presidência brasileira do bloco, é o fortalecimento do comércio entre seus membros para “aumentar os fluxos comerciais, explorando medidas de facilitação do comércio e estimulando instrumentos de pagamento em moedas locais”.

O chanceler brasileiro criticou a falta de financiamento para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas nos países do Sul Global. “A justiça climática deve estar no centro das discussões internacionais, garantindo que as nações em desenvolvimento tenham a autonomia e os recursos necessários para fazer a transição para economias de baixo carbono sem sacrificar suas metas de desenvolvimento”, ponderou.

Presidência brasileira

O Brasil assumiu a presidência do Brics neste ano em meio à expansão do bloco, que passou a ter a Indonésia como membro permanente, além de outros nove membros parceiros.

O governo brasileiro elencou seis prioridades para as discussões do grupo: 

  • Cooperação Global em Saúde
  • Comércio, Investimento e Finanças 
  • Combate às Mudanças Climáticas 
  • Governança de Inteligência Artificial 
  • Reforma do Sistema Multilateral de Paz e Segurança
  • Desenvolvimento Institucional do Brics.

Informações: Divulgação/Agencia Brasil

Guia Geral
Guia Geral
Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments

Cleide on Luzon
suamy carla pavao de almeida on Frimesa – Enviar Currículo – Trabalhe Conosco
Flávia dos Santos Abreu on Concurso Polícia Militar do Paraná 2017
Ana Paula Barroso de Andrade on Saiu no DIOE – PMSP terá novo concurso em breve!
José Marcos Rodrigues da cruz on Minas Gerais anuncia concurso para a Polícia Militar
oneida de jesus pereira luciano on Minas Gerais anuncia concurso para a Polícia Militar
noss é meu sonho se já fosse de maior on Polícia Militar da Bahia prevê concurso para junho de 2016
Luiz Fernando Esteves Paula júnior on Quem serviu o Exército entra mais fácil na PM?
Armando Maia Barroso bisneto on Quem serviu o Exército entra mais fácil na PM?
Valdemir. Dá silva on Como entrar na Polícia Ambiental
Bruna Luana Pillatti Schacht on Como entrar na Polícia Ambiental
marcos paulo marinho dos passos on Como entrar na Polícia Ambiental
matheus lourenço on Como entrar na Polícia Ambiental
Gleison homiciski on Como entrar na Polícia Ambiental
Maria Margareth Porciuncula Moraes de Almeida on Como entrar na Polícia Ambiental
Edilson F Da Silva on Como entrar na Polícia Ambiental
Juliam Nogueira dos Santos on Como entrar na Polícia Ambiental
Edilson F Da Silva on Como entrar na Polícia Ambiental
Jheyferson alves Da Silva on Como entrar na Polícia Ambiental
Wanderley Peçanha da Silva on Como entrar na Polícia Ambiental
André Ricardo de Alcântara on Como entrar na Polícia Ambiental
edevandro jose da silva pereira on Como entrar na Polícia Ambiental
Ozeias aparecido de proenca on Concurso Polícia Militar do Paraná 2016
Adriano de Azevedo Vieira on Concurso Polícia Militar do Paraná 2016
eduardo freitas schuster on Tatuagem e o Concurso da Polícia Militar
Francisco das chagas lopes da silva on Tatuagem e o Concurso da Polícia Militar
adeilde souza Conceição on Concurso Polícia Militar da Bahia 2016
Marcos vinicius Lima de oliveira on Concurso público Polícia Militar do Mato Grosso 2016
Anônimo on Via Blumenau
Jk on Melissa
gla on Luzon