Paranaguá receberá centenas de pessoas neste sábado em evento religioso

Paranaguá receberá centenas de pessoas neste sábado em evento religioso

17189390944
sex, 21/02/2025 – 15:50

Cerca de 800 pessoas, movidas pela fé e cultura, devem visitar a cidade durante o cortejo que passa por pontos históricos de Paranaguá. A ação integra os eventos do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado, que atua na geração de emprego e renda através de eventos neste segmento.

A cultura do Afoxé Filhos de Iemanjá vai movimentar Paranaguá, no Litoral do Estado, neste sábado (22). Cerca de 800 pessoas devem ser atraídas para a cidade em busca da fé e cultura. A ação conta com o apoio do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, vinculado à secretaria estadual do Turismo (Setu).

A programação envolve um cortejo com saída da Igreja São Benedito – local histórico e simbólico da resistência negra na cidade –, passando pelas ruas do Centro Histórico de Paranaguá, até o trapiche da Beira Mar, onde serão entregues as oferendas a Iemanjá.

Para Alessandra de Paula Xavier, representante da Setu no GT do Turismo Religioso, o evento vem ao encontro do trabalho na Secretaria cujo foco é a inter-religiosidade do povo paranaense. “O Afoxé dos Filhos de Iemanjá representa exatamente isso. A nossa atuação é voltada às quatro matrizes principais: a africana, a indígena, a oriental e a ocidental”, disse.

O evento é promovido pela Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP). Esta é a 7ª edição do Afoxé Filhos de Iemanjá.

AFOXÉ – O Afoxé é uma manifestação cultural inter-religiosa que envolve música, dança, canto e muita tradição. O evento em Paranaguá tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e religiosa da cidade, além de promover o respeito e a tolerância entre as diferentes tradições.

Lederson Souza, presidente da Acefi e organizador do evento, destaca que o Afoxé é uma tradição no Brasil há quase 200 anos. “Na Bahia, ele é uma manifestação muito forte, a exemplo do que existe no Ceará e em Sergipe. Afoxé quer dizer orixá na rua, ou seja, a ancestralidade e os elementos que acontecem dentro dos barracões e de terreiros na rua. Essa fé nasce de estivadores, pois foram eles que trouxeram para o Brasil o primeiro afoxé com os afrodescendentes também de escravos africanos”, explicou.

Segundo Eliseu Rocha, coordenador do GT do Turismo Religioso do Paraná, o Afoxé vem como uma forma de mostrar as diversas expressões religiosas do Estado, reafirmando o espírito de integração, o diálogo e o respeito entre as diversas religiões. “Focamos muito também na geração de empregos e renda, no fomento turístico e oportunidades de crescimento para o Turismo Religioso do Estado”, afirmou.

Informações: Assessoria/Divulgação

  • Guia Geral

    Guia Geral é um site de notícias e guia comercial.

    Veja também

    Interligação de poço vai contribuir para o abastecimento em Ponta Grossa

    Interligação de poço vai contribuir para o abastecimento em Ponta Grossa Sanepar 32284098991 sab, 22/02/2025 – 15:00 Operacionalização da unidade é mais uma das medidas emergenciais de enfrentamento ao aumento…

    Mais dois procurados por atos violentos em protesto são presos em Londrina

    Mais dois procurados por atos violentos em protesto são presos em Londrina Segurança Pública 32284098991 sab, 22/02/2025 – 11:18 Ação fez parte dos esforços para identificar os autores do crime.…

    Deixe um comentário