
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram selecionados em edital de desenvolvimento de soluções científicas para setores econômicos, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto intitulado “Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias sustentáveis para agricultura e engenharia de materiais” irá atuar juntamente com empresas de setores estratégicos para a economia.
O projeto está vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI/DAI), que integra instituições de ensino superior e em empresas, para buscar soluções e tecnologias para o desenvolvimento econômico. Na UEPG, a iniciativa envolve 26 pesquisadores e 04 professores dos Programas de Pós-graduação (PPG) em Agronomia, Biologia Evolutiva e Engenharia e Ciência de Materiais da UEPG, e conta com o professor Evaldo Toniolo Kubaski como coordenador. O projeto contará com a participação de pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e investimento de empresas parceiras do setor da agroindústria na região.
O coordenador da pesquisa, professor Evaldo Kubaski, do PPG em Engenharia e Ciência de Materiais, avalia que o impacto do projeto irá além da Universidade, pois promove tecnologias inovadoras para toda a sociedade. “Com essa estrutura interdisciplinar e a participação ativa dos parceiros, vamos buscar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a sustentabilidade e a competitividade da indústria nacional. A UEPG fortalece sua posição como uma universidade inovadora e comprometida com a transferência de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional”, celebra Kubaski.
A pesquisa se desdobra em três linhas de atuação, que serão desenvolvidas pelos diferentes PPGs envolvidos no projeto: Agronomia e Biotecnologia, Engenharia de Materiais e Sustentabilidade Industrial. Os estudos realizados se concentram no desenvolvimento de produtos agrícolas e mecânicos que melhor promovam a produtividade no setor agroindustrial, representado pelas empresas participantes do projeto, com foco na sustentabilidade e na redução de emissão de poluentes no processo produtivo.
A aprovação do projeto em edital garante o financiamento de bolsas para seis alunos de Doutorado e onze de Iniciação Tecnológica e Industrial, que atuarão de forma conjunta para o desenvolvimento das linhas de pesquisa contempladas no projeto. O edital também prevê a contratação de cinco bolsistas de pós-doutorado empresarial, responsáveis por aplicar, junto às empresas parceiras, os conhecimentos desenvolvidos no estudo.
Participações
O objetivo do Programa MAI/DAI, do CNPq, é integrar instituições de ensino superior com empresas de setores estratégicos para a economia, na busca por soluções e tecnologias para o desenvolvimento econômico. A proposta da UEPG contará com aporte de R$ 1.300.000,00 em bolsas, além da contrapartida financeira e econômica das empresas participantes do projeto, cujos recursos serão administrados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG (Fauepg) ao longo do projeto.
Integram a pesquisa os pesquisadores Jesiane Stefania da Silva Batista, Carolina Weigert Galvão, Osvaldo Mitsuyuki Cintho, Benjamim de Melo Carvalho, da UEPG, e Washington Luiz Esteves Magalhães, da Embrapa. O projeto “Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias sustentáveis para agricultura e engenharia de materiais” será implementado e iniciará suas atividades nos próximos meses, com duração prevista de dois anos.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Jéssica Natal
Divulgação/UEPG