
A Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou na tarde desta quarta-feira (19) os calouros classificados pelo Aprova Paraná. Os 423 alunos foram anunciados por meio de transmissão ao vivo pelo Youtube da UEPG. A iniciativa é inédita na instituição e garante acesso a alunos oriundos de escolas públicas.
O Aprova Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Educação (Seed). Na UEPG, o processo foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Nesta edição, entre primeira chamada e lista de espera, 3305 candidatos participaram da Prova Paraná Mais 2024. As vagas foram distribuídas em todos os cursos de graduação, com excessão dos cursos recém-criados, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destacou que o projeto surge para atender a uma demanda levantada pela UEPG e as demais universidades estaduais, para ampliar o acesso dos estudantes. “Como oriundo de uma escola pública, eu não tinha expectativa de fazer uma universidade, muito menos fazer uma universidade pública. E a oportunidade que vocês [calouros] estão tendo no Aprova Paraná é muito grande, de fazer o vestibular na própria escola em que você termina o ensino médio”. O reitor ainda exaltou a escola pública paranaense como uma porta de entrada para a universidade.
“Eu, como egresso da escola pública, fico muito feliz em ver esses alunos conquistando espaços e tendo mais uma forma de acesso à UEPG e às universidades estaduais aqui do Paraná”, celebrou o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate. “Passa um filme pela cabeça, em recordar a transformação que minha vida teve graças à escola pública. A emoção é muito grande porque eu tenho certeza que em breve estaremos fazendo a diferença na vida desses alunos que farão parte da família UEPG”, relata Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pró-reitor de Graduação.
A transmissão também foi um momento de celebração, compartilhado com os classificados e suas famílias. “Agora sim!”, exalta Abiatan Prodossimo de Melo, ao compartilhar a aprovação em Licenciatura em Matemática pelas redes sociais. Atento ao nome da filha, Bruno Marcondes, pai de Vittória, desejou felicidades na nova jornada da filha no curso de Letras Noturno.
Matrículas
As matrículas de todos os classificados iniciam nesta quinta-feira (20) e podem ser feitas até 24, próxima segunda feira, pela página da Prograd. Todos os classificados de primeira chamada e lista de espera, independente de sua classificação, devem realizar a matrícula e enviar a documentação solicitada: cópias digitais de documento oficial com foto e do histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental 2 e Médio pela rede pública. Após a matrícula, os calouros iniciam as aulas em 10 de março. Todas as informações sobre a matrícula e o início das aulas estão disponíveis no Manual de Matrículas, aqui.
Texto: Gabriel Miguel, com apoio de Helton Costa | Fotos: Gabriel Miguel e Weslley Machado
Divulgação/UEPG